REUSO DA ÁGUA EM INDÚSTRIAS

Uma das maiores preocupações das indústrias atualmente é o gasto com água, com isso a reutilização de água vem sendo uma prática vantajosa, uma vez que reduz os custos com a produção e reduz o impacto ao meio ambiente (PENSAMENTO VERDE,2013).

Fonte:http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/reuso-da-agua-na-industria/.

Tempos atrás, em vista da aparente abundância, a água não era um fator preocupante para as indústrias. A prática do reuso da água foi ganhando maior visibilidade quando o preço da água começou a subir, afetando o produto final, com isso as indústrias começaram a analisar suas plantas, procurando uma solução para o problema, tentando aproveitar ao máximo seus próprios efluentes (ESTENDER, 2015).

Além do quesito relacionado às questões ambientais, as Indústrias vem se preocupando também com a competitividade ligada à gestão de recursos hídricos. Para se adaptarem a esse novo cenário, as indústrias vêm aprimorando seus processos, desenvolvendo sistemas de gestão ambiental para atender as especificações do mercado, geralmente com o objetivo de minimizar os efluentes e ainda reaproveitar os que são gerados (HESPANHOL,2007).

A reutilização da água traz vantagens econômicas, tendo em vista o alto valor da água potável, traz também vantagens ambientais e além disso reduz o volume de esgoto descartado. A água de reuso é coletada e encaminhada, por meio de tubulações, a uma central de tratamento. Depois de tratada, com seus parâmetros de qualidade ajustados a água é encaminhada para ser reutilizada. O reuso de água pode ser indireto ou direto. O indireto ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada, em sua forma diluída. E o direto ocorre quando os efluentes, após serem tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente (LEGNER,2013).

Para elaborar um projeto de reutilização de água nos processos industriais é preciso conhecer todas as etapas de produção, quantidade e qualidade de água empregadas em cada um dos processos, para estabelecer quais as formas de reutilização serão viáveis. A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) por exemplo, não pode reutilizar a água como matéria-prima para seus produtos, porém, pode reutilizar a água de forma indireta para a limpeza de equipamentos, lavagem de caminhões de transporte e nas descargas sanitárias, já outras indústrias podem empregar o reuso da água como matéria-prima, fazendo uma recirculação da água. Existem muitas formas para realizar esse reuso de água, como em Torres de resfriamento, as indústrias desenvolvem junto com o seu processo uma grande quantidade de calor residual, que deve ser removido ou reduzido. Em função disto possuem um sistema de refrigeração, que geralmente utiliza a água como meio refrigerante, que absorve este calor residual do processo para depois cedê-lo a outro meio. Também pode ser utilizada para lavagem de peças e equipamentos, irrigação de áreas verdes, lavagem de pisos e veículos, entre outros (PENSAMENTO VERDE,2013).

Com atual crise da água no mundo e principalmente em nosso país, cada vez mais é necessário mudanças (quaisquer que sejam) e estratégias que sejam capazes de reduzir desperdícios garantindo a diminuição de custos e consequentemente os impactos ambientais. O aumento crescente da população e a necessidade de aumento da produção agrícola e industrial fazem com que a demanda por água seja cada vez maior, portanto é necessário uma economia maior também (ESTENDER, 2015).

Referências Bibliográficas:

PENSAMENTO VERDE. Reuso da água na indústria.2013. Disponível em <http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/reuso-da-agua-na-industria/ >;[acesso em 23.fev.2017; 10:27].
ESTENDER.A. Reutilização da água na indústria.2015. Revista de Administração da FATEA. RAF.
HESPANHOL.I. Manual de conservação e reuso da água na indústria. 2007. Disponível em <https://www2.cead.ufv.br/sgal/files/apoio/saibaMais/saibaMais4.pdf>; [acesso em 23.fev.2017; 10:55].
LEGNER.C. Reuso da água e seus benefícios para a indústria e o meio ambiente.2013. Disponível em <http://www.revistatae.com.br/noticiaInt.asp?id=5790> ;[acesso em 23.fev.2017; 11:22].
IMAGEM 1. Tratamento de efluente em Indústria Têxtil. Disponível em http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/reuso-da-agua-na-industria/. Acesso em 23 de fev. 2017.

 

 

Carla Cristina Araújo Parreira
Trainee do Setor Acadêmico da BetaEQ, estudante do Centro Universitário UNA.

Deixe aqui a sua opinião