RECICLAGEM DE PRODUTOS USUAIS

Muitos produtos que utilizamos podem adquirir uma nova finalidade de uso, desde que recebam o destino adequado. E você, sabe quais produtos podem ser reciclados?

A reciclagem por meio da coleta seletiva, onde o objetivo é que cada indivíduo e instituição separem seus resíduos nas seguintes categorias: papel, plástico, vidro e metal para destiná-los a um tratamento adequado por terceiros é bastante conhecida, o que infelizmente não significa ser muito praticada. Mas você já se questionou sobre quais produtos você utiliza que podem ser reciclados? Já pensou qual a sua parte nisso, e como pode contribuir?

O processo de reciclagem auxilia na preservação do meio ambiente, já que muitas vezes os resíduos adquirem nova finalidade de uso, ao invés de serem dispostos em aterros sanitários, ou lixões. Cabe a nós nos informarmos para descobrirmos como podemos contribuir com a reciclagem. Vamos começar a fazer isso agora?

Dentro da categoria dos papéis podem ser reciclados os seguintes tipos: cadernos, cartolinas, papelão, jornais, revistas e papel de embrulho. Esse é um resíduo que pode ser facilmente separado com a finalidade de ser destinado a coleta seletiva apropriada, que por sua vez pode utilizá-lo para a produção de papel reciclável. Já papéis sujos, engordurados, ou contaminados com alguma substância que possa causar danos à saúde, não devem ser reciclados.

Os materiais plásticos quando descartados no meio ambiente demoram muito tempo para se decompor por ação natural, e ocupam grandes volumes. Além disso, sua reciclagem não oferece grandes vantagens econômicas, de modo que não é realizada em todos os locais, por isso é importante saber de lugares acessíveis que fazem tal coleta. Podem ser recicláveis as embalagens de produtos de limpeza e cosméticos, embalagens de refrigerante e sacolas plásticas.

Dentre as diferentes embalagens de vidro, são recicláveis: garrafas de bebidas, frascos de produtos alimentícios, de produtos farmacêuticos e de limpeza. Esses podem ser destinados a reciclagem, por meio da coleta de um catador ou pela venda a uma companhia vidreira; no caso de garrafas de bebidas, muitas vezes elas podem ser devolvidas ao seu ponto de venda.

A reciclagem de metais oferece maior retorno financeiro do que a de embalagens plásticas, de forma que esse é um produto de interesse para os catadores. Alguns metais que podem ser reciclados são: latas de alumínio, latas de aço, cobre, alumínio e pregos.

E quanto a matéria orgânica, pode-se utilizar estrume, folhas de plantas/árvores e restos de comida para a produção de uma compostagem, material semelhante ao solo, que é usado como adubo. Alguns benefícios dessa aplicação estão relacionados a uma reutilização de aproximadamente 50% do resíduo doméstico, melhoria na qualidade do solo e a redução no uso de herbicidas e pesticidas devido à presença de fungicidas naturais e microorganismos.

Agora que conhecemos alguns produtos que utilizamos em nossos dias, e sabemos quais destinos os mesmos podem receber, que tal começar a separá-los e designá-lo a um destino correto que possibilite novas utilidades e assim, a também contribuir para um ambiente mais limpo.

 

Referências bibliográficas:

– Instituto GEA – Ética e Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.institutogea.org.br/ lixo/o-que-pode-ser-reciclado/>. Acesso em 21/03/2017.

– Processo de Compostagem. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/ saudecoletiva/compostagem.htm>. Acesso em: 21/03/2017.

– Reciclagem. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/reciclagem/>. Acesso em 21/03/2017.

– IMAGEM: Reciclagem. Disponível em: <https://www.padraomaisclean.com/single-post/2017/01/25/Brasil-pode-economizar-R-120-bi-por-ano-com-reciclagem>. Acesso em: 26/03/2017.

 

Juliana Pereira Targueta

Trainee do setor acadêmico da BetaEQ e mestranda na UFRJ.

 

Deixe aqui a sua opinião