5 TIPOS DE INDÚSTRIAS PARA QUEM AMA QUÍMICA ORGÂNICA

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfY-kAK/coracao-quimica

Amada por uns e odiada por outros, a química orgânica pode ser identificada de diversas formas ao nosso redor. Tudo o que se produz sob influência da química orgânica merece total atenção dos amantes dessa ciência. Selecionamos 5 tipos de indústrias que usam e abusam de processos onde o conhecimento aprofundado da orgânica torna-se fundamental.

1 – Alimentícia

Fonte: http://www.evef.com.br/artigos-e-noticias/management/372-a-inovacao-na-industria-brasileira

Nas indústrias onde alimentos são processados em reatores químicos, o Engenheiro Químico desempenha papel fundamental. Processos como fermentação, cozimento e/ou secagem são comuns em indústrias alimentícias e, para dar conta do recado, a atuação nesses processos exige conhecimentos aprofundados sobre a estrutura molecular dos alimentos e como esses processos podem modifica-las. Esses conhecimentos também são importantes em aspectos ligados á qualidade dos alimentos, como o uso de conservantes, agrotóxicos e aditivos químicos em geral.

2–Farmacêutica

Fonte: http://qga.com.br/ciencia/medicina/2014/04/o-poder-da-industria-farmaceutica-e-nossa-saude-em-risco

Síntese orgânica resume os processos desse segmento industrial desde as pesquisas de novos medicamentos até as linhas de produção. Para atuar nesse segmento é necessário alto conhecimento em química orgânica, com ênfase nos mecanismos de reação. O diferencial do Engenheiro Químico na indústria farmacêutica é a capacidade de controlar o processo “macro” compreendendo o que acontece em escala “micro”.

3 –Petroquímica

Fonte: http://www.petrobras.com.br

Em indústrias petroquímicas você literalmente respira química orgânica. O Engenheiro Químico nesse tipo de indústria deve ter conhecimentos aprofundados sobre as propriedades dos hidrocarbonetos e, claro, sobre processos de destilação e/ou separação de misturas. Vale lembrar que as indústrias que atuam no processamento de derivados do petróleo também são consideradas petroquímicas, abrangendo então os segmentos de polímeros, plásticos em geral, tintas, combustíveis, lubrificantes,asfalto, borracha e têxtil.

4 –Sucroalcoleira

Fonte: http://www.uagro.com.br

Na indústria sucroalcoleira produtos orgânicos são extraídos a partir de uma matéria prima vegetal, o que exige conhecimentos interdisciplinares. Além de dominar o controle de processos de extração, centrifugação, secagem e separação de misturas, é necessário compreender sobre interações moleculares e sobre as propriedades de cada produto final.

5 –Carboquímica

Fonte: http://www.sulgesso.com

Nessa indústria, onde diversos compostos químicos são extraídos a partir do carvão mineral ou madeira, é essencial ter conhecimentos sobre destilação e sobre as propriedades de compostos orgânicos. Conhecimento em gestão de resíduos pode ser um diferencial, considerando que o resíduo desse processo possui alto poder calorífico e pode ser utilizado como combustível sólido.

 

Mariana Souza

Trainee do setor acadêmico da BetaEQ

Deixe aqui a sua opinião