MAIORES CONQUISTAS DA ENGENHARIA QUÍMICA

A sociedade atual é privilegiada com várias conquistas da Engenharia Química, sendo uma das carreiras que mais contribuiu para a Era Moderna. Ao longo da história, a engenharia química esteve presente em várias ocasiões de descobrimentos importantes que muitas vezes nem é sabido que essa profissão teve e tem tamanha importância.

Na realidade, desde os primórdios, o homem aplica os princípios da engenharia química, mas apenas depois da Segunda Guerra Mundial foi consolidada com uma profissão. Com o passar dos anos, a engenharia química foi desenvolvendo técnicas para aprimorar os processos químicos e projetar novos produtos cada vez mais desenvolvidos e competitivos.

O American Institute of Chemical Engineers (AIChE), cita as principais conquistas da Engenharia Química. Uma delas é o descobrimento dos isótopos radioativos que são incrivelmente úteis na medicina para monitorar o funcionamento do organismo e identificar artérias e veias bloqueadas. Também na área medicinal houve a descoberta de artefatos biomédicos, como próteses e órgãos artificiais que foram produzidos a partir de pesquisas da Engenharia Química. Também relacionado à saúde, a Engenharia Química teve participação na pesquisa e produção em massa de antibióticos e outros medicamentos, visto que é de extrema importância a participação de um engenheiro químicos na produção desses produtos em escala comercial.

A engenharia Química também se fez presente para possibilitar a produção em massa de polímeros. As operações unitárias foram de extrema importância para fabricação de plásticos em larga escala como existe hoje. Também foi essencial na produção de fibras sintéticas que permitiram a substituição do algodão, tornando alguns produtos mais atraentes e confortáveis. E também na produção de borracha sintética que hoje em dia não é possível imaginar a sociedade sem pneus e outros artefatos oriundos da borracha.

Por fim mas não menos importante, está o grande troféu da Engenharia Química: os fertilizantes. Talvez se não fossem eles, não seria possível produzir alimentos para toda a população do mundo. A engenharia química contribuiu para que fosse possível alterar a composição dos solos adequadamente a fim de permitir uma produção de alimentos bem maior do que seria naturalmente produzido.

Esses são apenas alguns exemplos… Se bem analisado, em cada canto existe um rastro da Engenharia química, e apenas com essas citações já é possível ter a certeza que sem ela, a sociedade moderna não seria a mesma.

Referências Bibliográficas:

PORTO.L. A evolução da Engenharia Química- Perspectivas e novos desafios. 2007. Disponível em <<http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/EvolucaodaEngQuimica-PerspecteNovosDesafios.pdf>>. Acesso em 30.mar.2017.

UNIVIÇOSA. As 10 maiores conquistas da Engenharia Química. 2013. Disponível em <<https://www.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/43d49850-2f09-4fa8-b521-9c027f48f109>>. Acesso em 30.mar.2017.

Imagem 1: Departamento de Engenharia Química -Escola de engenharia de Lorena (USP). Disponível em http://www.loq.eel.usp.br/eq .

Carla Cristina Araújo Parreira
Trainee do Setor Acadêmico da BetaEQ, estudante do Centro Universitário UNA.

 

Deixe aqui a sua opinião