RECICLE SEUS HÁBITOS, PRODUZA MENOS LIXO

Não é nenhuma novidade que a cada dia que passa a quantidade de lixo aumenta, mas o que podemos fazer a respeito? Confira abaixo algumas dicas.

A quantidade de lixo que produzimos aumenta a cada dia, mas as soluções para seu descarte não crescem na mesma proporção. Devido a este impasse devemos procurar métodos para reduzir o impacto ambiental causado pelo lixo, por exemplo através da reciclagem. Este procedimento, de maneira simplificada, consiste em reaproveitar um material que não tem mais utilidade, transformando-o em matéria prima e reintroduzindo-o no ciclo produtivo.

A reciclagem é uma técnica vantajosa, tanto ambientalmente quanto socialmente: ela reduz o consumo de recursos naturais, água e energia, diminui a quantidade de lixo e proporciona emprego para muitas pessoas. Mas nem todos os materiais são recicláveis, como por exemplo os termorrígidos, no entanto com o avanço nas pesquisas e na tecnologia, um material que hoje não é reciclável, pode se tornar reciclável no futuro.

Para saber se um material é reciclável ou não basta acessar este link. E basicamente para reciclar um item, deve-se descartá-lo de maneira apropriada (limpo) nos cestos de coleta de sua cidade.

Outras instituições também colaboram no processo da reciclagem, como por exemplo as universidades que coletam papeis dos estudantes e funcionários e os vendem para as instituições apropriadas. O óleo de cozinha também pode ser reciclado e algumas empresas de transporte o compram para transformá-lo em combustível.

“A TerraCycle, empresa especializada em soluções para materiais que são difíceis de serem reciclados, transforma esponjas de lavar louça em matéria prima para novos produtos e além disso, movimenta um programa de coleta gratuito para o consumidor de qualquer lugar do país e ainda reverte doações para as instituições sociais.” (Veja, Lucila Cano – 2017). Além das esponjas, a TerraCycle também proporciona a reciclagem de outros materiais, como instrumentos de escrita da FaberCastell, cosméticos da Avon e escovas de dentes. A imagem abaixo, ilustra como é realizado este processo:

Neste link você encontra a relação de todos os produtos que podem ser enviados e reciclados.

Além da reciclagem, temos a opção de reaproveitar algum material que iria ser descartado, esta técnica é conhecida como upcycle, que além de reduzir a quantidade de lixo, também reduz a quantidade de energia gasta na geração de novos produtos. O upcycle pode ser utilizado para realizar a montagem de brinquedos, para decorar a casa e até para fabricar bolsas e acessórios. Aqui você encontra algumas inspirações.

As possibilidades de reciclar e reutilizar um material são inúmeras, portanto não podemos deixar que preguiça nos impeça de colaborar com esta causa.

Referências Bibliográficas:

Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/7656-reciclagem>. Acesso em 01/04/2017.

Reciclagem com Propósito Social. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/colunas/lucila-cano/2017/03/10/reciclagem-com-proposito-social.htm>. Acesso em 01/04/2017.

Ecycle. Disponível em: <http://www.ecycle.com.br/component/content/article/44-guia-da-reciclagem/2046-reciclagem-o-que-e-como-surgiu-reaproveitamento-upcycle-origem-como-reciclar-coleta-seletiva-onde-reciclar.html>. Acesso em 01/04/2017.

Imagem 1: http://www.artesanatoereciclagem.com.br/5740-faca-reciclagem-criativa-para-enfeitar-o-jardim.html

Imagem 2: http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell

Camila Gabrieli Reckziel

Trainee do setor acadêmico da BetaEQ e estudante da Unioeste

Deixe aqui a sua opinião