ENGENHARIA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES E DESCOBERTAS

É notável que a Engenharia Química foi um divisor de águas para o mundo atual. Suas contribuições revolucionaram a sociedade, promovendo melhor qualidade de vida. Confira quais foram algumas destas conquistas.

A diversidade de conhecimento presente na Engenharia Química e sua vasta área de atuação, faz com que ela seja conhecida como Engenharia Universal. Sendo assim, suas descobertas e conquistas também abrangem diversos campos, desde a área de medicamentos até fertilizantes.

É inegável que a Engenharia Química foi e é uma das profissões que mais contribuiu para a evolução da Era Industrial, ela é responsável por invenções que influenciam o cotidiano de todas as pessoas. Se você ainda não consegue ver onde esta engenharia está presente, fique atento, pois ela está em todo lugar.

O exemplo mais simples é o plástico, presente em muitos objetos do nosso dia a dia, e sem a Engenharia Química não seria possível produzi-lo em larga escala. E dentro do setor dos polímeros, temos o petróleo, cuja importância não precisa de explicação, ele está inserido desde o combustível para os carros até o asfalto.

Outra área que teve grande contribuição da Engenharia Química foi a medicina. Ela auxiliou nos processos de produção de medicamentos em escala comercial, como por exemplo a penicilina, que revolucionou a área médica. Ainda dentro desta categoria temos os órgãos artificiais utilizados em transplantes, as próteses e as microcápsulas que são introduzidas no corpo para liberar lentamente os medicamentos. Através destes exemplos percebemos que esta engenharia teve um papel fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Catalisadores, fertilizantes e gases puros e liquefeitos são outros exemplos nos quais a Engenharia Química teve participação. Não seria possível ter uma produção tão grande de alimentos como temos hoje, se não fosse através dos fertilizantes. Os catalisadores são utilizados na maioria dos processos químicos nas indústrias para aumentar sua eficiência.  Com a obtenção de gases em sua forma pura, foi possível revolucionar na área de refrigeração, o Nitrogênio, por exemplo, em sua forma pura é utilizado para refrigerar alimentos e produtos biológicos.

Outra conquista da Engenharia Química são os condutores, quem nunca ouviu falar do Vale do Silício? Esta é uma área ainda em ascensão, a busca por novos materiais condutores, isolantes e semicondutores atrai cada vez mais profissionais. Sem estes compostos, não estaríamos vivendo com tamanha tecnologia.

Também podemos destacar a participação na Engenharia Verde, com a produção de materiais biodegradáveis, novas formas de energias e na reciclagem.

Referências Bibliográficas:

Guia da Carreira. Engenharia Química: As 10 Maiores Descobertas. Disponível em: <http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/engenharia-quimica-descobertas/>. Acesso em 21/04/2017.

Tedeschi, V. Como a Engenharia Química Mudou o Mundo. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/VittorioTedeschi/engenharia-qumica-como-a-engenharia-qumica-mudou-o-mundo-vittorio-tedeschi>. Acesso em 21/04/2017.

Imagem: https://engenhariaquimicaifsul.wordpress.com/category/eventos/page/3/

Camila Gabrieli Reckziegel

Trainee do setor acadêmico da BetaEQ e estudante da Unioeste.

Deixe aqui a sua opinião