TECNOLOGIAS DA ENGENHARIA QUÍMICA

Considerada por muitos como a engenharia universal, a engenharia química tem cada vez mais surpreendido com suas inovações tecnológicas em áreas como engenharia de bioprocessos, engenharia verde, engenharia criogênica, e construção civil.

Figura 1 – [Fonte: Tufts University]

Devido à versatilidade e a gama de conhecimentos que possuem, os profissionais da engenharia química são agentes do desenvolvimento de tecnologias em prol do meio ambiente e da raça humana. A liberdade em desenvolver e inovar tem atraído muitos estudantes para essa profissão. Você é nosso convidado a se encantar também por esta engenharia. Nós citaremos, ao longo do texto, algumas inovações feitas por esses profissionais.

Na Engenharia de Bioprocessos, esses profissionais inovam ao trabalhar com a biotecnologia associada à nanotecnologia. Essa combinação possui aplicação expressiva na indústria dos cosméticos (no uso de enzimas com propriedades antialérgicas, esfoliantes e cicatrizantes); Na biomedicina (com a produção de materiais biocompatíveis para a produção de tecidos e órgãos artificiais); Na farmácia (na produção de medicamentos); E na agricultura (no desenvolvimento de plantas transgênicas).

Engenheiros químicos também têm papel no desenvolvimento de tecnologias limpas e no aumento da aplicação de matérias-primas renováveis. Atuam, assim, na Engenharia Verde e buscam formas de minimizar os impactos ambientais causados pelas indústrias. Destaque deste segmento é a Braskem, empresa brasileira que desde 2007 utiliza o etanol da cana-de-açúcar para produzir eteno verde e polietileno verde, produto 100% reciclável.

Neste contexto, ainda temos o pneu verde ou biopneu, que é produzido a partir do isopreno obtido pela manipulação da biomassa. Este produto é uma alternativa sustentável aos pneus comuns, devido a sua origem vegetal. Nessa linha sustentável os engenheiros também trabalham na geração de combustível através do hidrogênio, que não emite poluentes, apenas vapor d’água durante o processo.

A Engenharia Criogênica é outra área na qual os engenheiros químicos, empregando seus conhecimentos especialmente de físico-química e termodinâmica, trabalham com processos que ocorrem a baixíssimas temperaturas para a separação do ar, e produção de hidrogênio e supercondutores.

Outro exemplo de atuação tecnológica da Engenharia Química é na construção civil, com a produção do concreto permeável, produto que não ter na sua composição quantidades consideráveis de areia, desta forma, a estrutura porosa contém cavidades que facilitam a passagem da água. O uso deste tipo de concreto nas construções é uma alternativa sustentável, que permite a coleta das águas pluviais e seu reuso, além de minimizar o impacto das chuvas nos centros urbanos.

Temos ainda a participação da engenharia nos lançamentos espaciais, onde atualmente é possível recuperar parte do foguete lançado. De acordo com ElonMusk, Ceo da SpaceX – empresa responsável pelo lançamento e recuperação dos foguetes – “Isso significa que você consegue voar e voar novamente na classe orbital de um foguete, que é sua parte mais cara. Isso será uma grande revolução para os voos espaciais.”

É visível a grande evolução tecnológica dos dias de hoje, e a engenharia química em parceria com as demais engenharias é uma das responsáveis por tamanho avanço.

Referências Bibliográficas:

-Brasil Engenharia. Disponível em: <http://www.brasilengenharia.com/portal/noticias/noticias-da-engenharia/6715-basf-apresenta-tendencias-em-construcoes-sustentaveis>. [Acesso em 29/04/2017].

-BRASKEM. Disponível em: < http://www.braskem.com/site.aspx/plasticoverde>. [Acesso em 30/04/2017].

-Bridgestone cria polímero de isopreno com base em biomassa. Disponível em: <http://www.transportepress.com/bridgestone-cria-polimero-de-isopreno-com-base-em-biomassa/>. [Acesso em 30/04/2017].

-Concreto permeável. Disponível em: <http://casae.basf.com.br/sac/web/casae/pt_BR/produtos-solucoes/pavimentacao/concreto-permeavel>. [Acesso em 29/04/2017].

-DEQUI. Departamento de Engenharia Química da UFRGS. Qual o futuro da Engenharia Química? Disponível em: < http://www.enq.ufrgs.br/graduacao/o-que-e-engenharia-quimica/qual-o-futuro-da-engenharia-quimica>. [Acesso em 29/04/2017].

-Faculdade de Engenharia Química. Breve histórico da Engenharia Química e novas tendências. Disponível em:< http://www.feq.ufu.br/index.php?type=ler&menu=14&n=58>. [Acesso em 29/04/2017].

-Industria química global discute inovações sustentáveis em evento internacional. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/custo-brasil-reduz-competitividade-da-industria-quimica-inovadora-nacional> [Acesso em 30/04/2017].

-Tecnologia de Concreto Permeável. Disponível em: <https://www.master-builders-solutions.basf.com.br/pt-br/tecnologias-e-aplica%C3%A7%C3%B5es/produ%C3%A7%C3%A3o-do-concreto/tecnologia-de-concreto-perme%C3%A1vel>. [Acesso em 29/04/2017].

-Tufts University. Graduate School of Arts and Sciences School of Engineering. Biotechnology. Disponível em: <http://asegrad.tufts.edu/academics/explore-graduate-programs/biotechnology>. [Acesso em 29/04/2017].

Camila Gabrieli Reckziegel (Unioeste)

Jéssyka Jennifer Miranda Corrêa (UFVJM).

Setor acadêmico da BetaEQ.

Deixe aqui a sua opinião