agosto 19, 2016

A Empresa

Definição: A BetaEQ é uma empresa brasileira de comunicação e ensino sobre Engenharia Química, detentora da principal rede informativa de Engenharia Química do brasil (somando blogs e redes sociais).

Missão: “Prover conteúdo e democratizar o acesso a informação de excelência sobre Engenharia Química no Brasil.”

Visão: Até 2019, ser referência mundial em transmissão de conteúdo sobre Engenharia Química.

Valores: Empreendedorismo, Inovação, Sinergia, Proatividade, Ética e Responsabilidade Socioambiental.

Por que o nome é “BetaEQ”?

O termo Beta faz uma alusão a softwares lançados em fase aprimoramento e aperfeiçoamento. Sendo assim, a ideia é que a BetaEQ seja uma ferramenta contínua de aprimoramento e aperfeiçoamento da Engenharia Química em si.

O Surgimento (Texto do Fundador e Presidente da BetaEQ em 2013)

533633_513468945339392_1272329491_n

“Olá, o meu nome é Kaique Santos Teixeira. Sou graduando de Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tenho vinte e cinco anos e sempre gostei de escrever. Gostava tanto que possuía um blog de humor e um de poesias. Uma das minhas paixões, sem dúvida, é a Língua Portuguesa.

Sonhava em ser médico, endocrinologista. E, por três vezes, busquei esse sonho nos vestibulares, sem sucesso. Apesar de não ter estudado em colégio público, minha família não teria condições de bancar meus estudos de medicina em universidades particulares. Somado a esse fato, eu também não queria que isso ocorresse. Sempre acreditei que era capaz de passar em uma universidade federal. Daí, veio a Engenharia Química.

“Engenharia Química é a Engenharia Universal”, essa era frase chave encontrada no Wikipedia. Incentivado por essa frase e por um professor de Química, Engenheiro Químico, resolvi tentar e, finalmente, consegui. Passei em Engenharia Química para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Viver longe da minha família certamente é um desafio, cresci e continuo crescendo com essa experiência até hoje. No começo, foi bem difícil. Resquícios do sonho de ser médico passavam constantemente pela minha cabeça, ausência dos meus pais e irmão. Tudo isso me atrapalhou muito academicamente. Demorou um pouco para eu perceber que o curso, por si só, é extremamente difícil e se eu não me esforçasse, não conseguiria. Creio que o começo da minha virada, foi quando entrei para o Diretório Acadêmico Arnaldo Bittencourt.

Por dois anos, fui auxiliar de comunicação do DA de Engenharia Química da UFRRJ. Lá, pude fazer o que mais gosto: escrever. Fui o idealizador, criador e supervisor do primeiro site do DAAB. Trabalhei pelas mídias sociais do diretório, como também contribui com ações de marketing e publicidade desde o início, a partir da campanha vitoriosa da “Chapa Nobre”.

Após essa fase, participei da organização da XII Semana Acadêmica de Engenharia Química da UFRRJ. Era integrante de um grupo de cinco pessoas e, em conjunto, conseguimos gerir três eventos culturais que receberam cada um, em média, duzentas pessoas. A XII SEMEQ foi um verdadeiro sucesso e tenho orgulho de ter feito parte dela.

Desde o final de 2012, fiz parte da Núcleo Engenharia, Empresa Júnior de Engenharia Química da UFRRJ. Caminhamos a passos largos para fazer que a EJ acumulasse mais e mais projetos e fosse, cada vez mais, reconhecida no cenário nacional.

Hoje, atravesso, talvez, o melhor momento da minha vida. Apesar da greve das universidades federais, obtive meu melhor desempenho acadêmico. Aos poucos, aprendi a amar a Engenharia Química. Sim, escrevo isso convicto. Fluidos, reatores e processos em geral. Não há nada mais bonito, desafiador e fascinante. Aprendi a valorizar e amar a oportunidade que caiu como um presente para mim.

Um fator decisivo para o surgimento da ideia do outrora blog “Projeto Beta EQ” foi a minha participação no Concurso Cultural da VII SPEtro (Semana do Petróleo da SPE/UFRJ). O criador da melhor frase relacionada ao tema da Semana, ganharia a inscrição gratuita do evento, com direito a palestras e minicursos. Felizmente, eu venci.

Durante a mesa redonda final do evento, eis que surge um palestrante que já admiro há anos: Victor Alves, criador do TECNOPEG, portal de referência na área de Petróleo e Gás. Técnico em P&G pela Universidade Estácio de Sá, ele falou um pouco da sua história e como surgiu seu blog. Ao longo de todo esse tempo, sempre questionava porque um curso tão abrangente como a Engenharia Química não possuía um portal de referência nacional que oferecesse informação e opinião a esse contingente específico. A partir daquele dia, comecei a pensar e acreditar que eu poderia fazer a diferença.”

2016

Três anos se passaram e hoje, mais do que um blog, a BetaEQ é uma empresa de comunicação e ensino sobre Engenharia Química. Já palestrei em mais de 40 universidades do Brasil. Sou o criador da Semana Brasileira de Engenharia Química e de demais eventos virtuais da BetaEQ. Realizamos Oficinas de Empreendedorismo, Mentoria Vocacional, Workshop de Processo Seletivo e eventos presenciais de Engenharia Química como EQPro. O futuro está a um passo de ser dado com a criação dos Cursos Virtuais BetaEQ. É uma honra e um orgulho incrível ter você conosco.

Muito obrigado por ter lido um pouco da minha história e da história da BetaEQ.

Atenciosamente,

Kaique Santos Teixeira