Sobre Nós

BetaEQ
Visita em 2019 do fundador da BetaEQ (a direita) ao campus da UFRuralRJ, onde tudo começou.

Atualmente formada por uma equipe de 9 engenheiros(as) químicos(as)/estudantes, a BetaEQ tem por propósito prover produtos inovadores de conteúdo digital em Engenharia Química e Desenvolvimento Profissional. Temos por visão impactar ao menos 50.000 pessoas através de cursos virtuais, eventos virtuais e palestras até 2022. Como visão de longo prazo, seremos a principal empresa de produtos inovadores de conteúdo digital em Engenharia Química em escala global. Criada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2013, a BetaEQ é a principal rede informativa de Engenharia Química do Brasil. 

BetaEQ é a empresa criadora dos eventos virtuais Semana Brasileira de Engenharia Química e Congresso Online de Engenharia Química. Trouxemos para o Brasil, o Prof H. Scott Fogler (University of Michigan) em 2018 e fizemos uma parceria com o Prof Luyi Sun (University of Connecticut) em 2019, concedendo duas Bolsas de Doutorado para Engenheiros Químicos da FACENS. Ainda, somos a primeira e principal plataforma EAD específica sobre Engenharia Química do Brasil. Já ofertamos palestras e treinamentos presenciais em mais de 160 universidades brasileiras. Somos parte integrante da vida de engenheiros químicos desde 2013. E isso é só o começo.

Conheça a plataforma engenhariaquimica.com e se inscreva em cursos com o selo de excelência da BetaEQ.

As Diretrizes oficiais da BetaEQ

Equipe BetaEQ durante a VII Semana Brasileira de Engenharia Química com o Prof Luyi Sun (University of Connecticut). O evento aconteceu em Sorocaba, SP, no ano de 2019.

Missão:

Ser a principal solução de ensino digital para profissionais das áreas de Engenharia Química e correlatas.

Visão:

Ser referência mundial em cursos virtuais de Engenharia Química e de áreas correlatas.

Valores:

  • Excelência em Ensino;
  • Paixão pela Educação Disruptiva;
  • Sinergia;
  • Ética e Respeito.
Parte da Equipe BetaEQ com o Prof H Scott Fogler (University of Michigan) em Sorocaba, SP. A BetaEQ e a FACENS foram responsáveis por trazer um dos maiores engenheiros químicos de todos os tempos e o maior nome da área de Reatores para o Brasil. Infelizmente, o Prof Fogler faleceu em 2021 deixando um legado sem precedentes para a BetaEQ e para todos os profissionais da nossa área em todo o mundo.

O surgimento da BetaEQ (15/01/2013)

“Olá, o meu nome é Kaique Santos Teixeira. No passado, eu era estudante de Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desde sempre gostava de escrever. Gostava tanto que possuía um blog de humor e um de poesias. Uma das minhas paixões, sem dúvidas, é a Língua Portuguesa.

Sonhava em ser médico, endocrinologista. E, por três vezes, busquei esse sonho nos vestibulares, sem sucesso. Apesar de não ter estudado em colégio público, minha família não teria condições de bancar meus estudos de medicina em universidades particulares. Em meio as dificuldades do vestibular, resolvi pesquisar cursos que se adequassem as disciplinas de Matemática e Química. Daí, veio a Engenharia Química (mal sabia a quantidade de Físicas que eu iria estudar).

Incentivado por um professor de Química de um pré-vestibular, Engenheiro Químico, resolvi tentar e, finalmente, consegui. Passei em Engenharia Química para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ao longo da jornada estudantil longe de casa, resquícios do sonho de ser médico passavam constantemente pela minha cabeça, bem como a ausência da minha mãe e irmão. Tudo isso me atrapalhou muito academicamente. Demorou um pouco para eu perceber que o curso, por si só, é extremamente difícil e se eu não me esforçasse, não conseguiria. Creio que o começo da minha virada, foi quando entrei para o Diretório Acadêmico Arnaldo Bittencourt.

Por dois anos, fui auxiliar de comunicação do DA de Engenharia Química da UFRRJ. Lá, pude fazer o que mais gosto: escrever. Fui o idealizador, criador e supervisor do primeiro site do DAAB. Trabalhei pelas mídias sociais do diretório, como também contribui com ações de marketing e publicidade desde o início, a partir da campanha vitoriosa da “Chapa Nobre”.

Após essa fase, participei da organização da XII Semana Acadêmica de Engenharia Química da UFRRJ. Era integrante de um grupo de cinco pessoas e, em conjunto, conseguimos gerir três eventos culturais que receberam cada um, em média, duzentas pessoas. A XII SEMEQ foi um verdadeiro sucesso e tenho orgulho de ter feito parte dela.

Desde o final de 2012, fiz parte da Núcleo Engenharia (hoje Núcleo Consultoria), Empresa Júnior de Engenharia Química da UFRRJ. Caminhávamos a passos largos para fazer que a EJ acumulasse mais e mais projetos e fosse, cada vez mais, reconhecida no cenário nacional.

Olhando para a graduação em si, sabemos que “a Engenharia Química é a Engenharia Universal”, certo? Apesar dessa ter sido a expressão chave para a escolha do curso, essa frase parecia muito distante do que eu enxergava na graduação.

Um fator decisivo para o surgimento da ideia do outrora blog “Projeto Beta EQ” (hoje se tornou a empresa BetaEQ) foi a minha participação no Concurso Cultural da VII SPEtro (Semana do Petróleo da SPE/UFRJ). O criador da melhor frase relacionada ao tema da Semana, ganharia a inscrição gratuita do evento, com direito a palestras e minicursos. Felizmente, eu venci.

Durante a mesa redonda final do evento, eis que surge um palestrante que já admiro há anos: Victor Alves, criador do TECNOPEG, portal de referência na área de Petróleo e Gás. Técnico em P&G pela Universidade Estácio de Sá, ele falou um pouco da sua história e como surgiu seu blog. Ao longo de todo esse tempo, sempre questionava porque um curso tão abrangente como a Engenharia Química não possuía um portal de referência nacional que oferecesse informação e opinião a esse contingente específico. A partir daquele dia, comecei a pensar e acreditar que eu poderia fazer a diferença.” Texto escrito em 2013.

Por que "BetaEQ"?

Sempre fui apaixonado pela área de software em Engenharia Química. Geralmente, eles são criados e disponibilizados em versões Beta (versões de aperfeiçoamento e aprimoramento). A ideia é que a “BetaEQ” seja a responsável pelo aperfeiçoamento e aprimoramento contínuo da Engenharia Química e de suas áreas correlatas.

Perspectivas Futuras

O fundador da BetaEQ, Kaique Santos Teixeira, em palestra para estudantes da FACENS (Faculdade de Engenharia de Sorocaba).

2018 a 2021

Certamente, esses anos ficaram marcados em nossa história. Através de uma parceria com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba, a BetaEQ teve a sua primeira sede física. Isso proporcionou um crescimento exponencial da empresa em diversos aspectos. Realizar a Semana Brasileira de Engenharia Química de maneira presencial, trazer o Professor Fogler para o Brasil, poder impactar de maneira direta os estudantes da região e do Brasil não tem preço. A maturidade criada por todas essas experiências fará com que a BetaEQ sonhe cada vez mais alto e realize na mesma proporção.

2022 em diante

Anos se passaram e hoje a BetaEQ possui uma plataforma EAD entitulada engenhariaquimica.com E pensar que tudo começou com um blog que sequer tinha um domínio próprio (betaeq.blogspot.com).

Depois de palestrar em praticamente todas as universidades brasileiras, temos desafios gigantescos a serem enfrentados. Acredito muito que a BetaEQ será num futuro próximo a principal solução digital de ensino para engenheiros e profissionais da área Química no Brasil e no mundo. Vamos construir isso juntos! Se você chegou até aqui, muito obrigado. Cresceremos juntos!

Seja um Parceiro da BetaEQ
Seja um Professor da BetaEQ
Contrate uma de nossas Palestras
Os melhores treinamentos para a sua empresa
Abrir bate-papo
Olá! 👋
Podemos te ajudar?