Tudo sobre a Engenharia de Baterias

O que faz um profissional da área de Engenharia de Baterias?

Como Engenheiro de Baterias, você trabalha em tecnologia de energia para projetar baterias de todos os tipos—tipos comuns incluem baterias alcalinas e de íons de lítio. Seu trabalho é criar um sistema de células de energia usando um cátodo, ânodo e eletrodo em vários projetos.

Outras funções incluem fabricação de células eletroquímicas, pesquisa de materiais energéticos inovadores e trabalho com técnicos de laboratório para concluir projetos. Um engenheiro de baterias também pode participar de projetos de pesquisa em andamento, ajudando a criar as fontes de energia do futuro.

Como se tornar um Engenheiro de Baterias?

Educação e experiência são as principais qualificações para um Engenheiro de Baterias. Segundo o site Zip Recruiter, a maioria dos empregadores internacionais exigem um Mestrado em Engenharia, Química ou áreas de estudo relacionadas.

Essa é uma área em franca expansão em todo o mundo. Ter uma graduação em Engenharia Química é um primeiro grande passo. Contudo, é necessário direcionar o seu currículo para essa área em específico. Ninguém consegue ser especialista em todas as vertentes da Engenharia Química. É necessário muito foco, dedicação e direcionamento curricular.

Uma excelente compreensão da tecnologia de energia e como diferentes materiais de cátodo, ânodo ou eletrodo podem afetar um sistema de energia é essencial. Experiência laboratorial anterior trabalhando com células eletroquímicas é benéfica. Outras qualificações para um Engenheiro de Baterias incluem uma compreensão das técnicas de análise de dados, bem como habilidades de comunicação ou trabalho em equipe.

Correlação dos Campos de Engenharia no setor de Baterias

Assim como em quaisquer áreas de atuação, o trabalho do Engenheiro Químico coexiste com diversos outros profissionais. No setor de Baterias, isso não é diferente. A BetaEQ preparou a tabela abaixo relacionando as formações acadêmicas clássicas com algumas das atividades que esses profissionais desenvolvem na área. Segue:

A Indústria de Veículos Elétricos

Para começar, deve-se entender que a Indústria de Veículos Elétricos é um campo multidisciplinar e requer especialistas de diferentes vertentes da Engenharia. Engenheiros Químicos serão mais adequados para trabalhar em química de baterias, enquanto Engenheiros Elétricos serão bons em selecionar o melhor motor para o veículo.

Profissionais com experiência transversal em Engenharia Química, Eletrônica, Software embarcado e Engenharia Elétrica são os principais focos das grandes indústrias. Ainda, a Engenharia Mecatrônica, um ramo multidisciplinar, vem ganhando força quando se trata de
contratações para a indústria de VE.

Uma rápida olhada nos anúncios de emprego de várias empresas de veículos elétricos mostra que eles estão procurando engenheiros proficientes em uma variedade de domínios para perfis de trabalho em segurança de veículos elétricos, software, calibração de motores em veículos, eletrônica de potência, design mecânico, entre outros.

A. Oportunidade na prática (Estudo de caso 1: Tesla)

baterias

A Tesla é uma das principais empresas hoje no mundo a ofertar oportunidades no setor. Vejamos na prática uma vaga em aberto da empresa.

Cargo: Engenheiro de Bateria (Battery Engineer). Vaga ofertada no site Glassdoor (acesso em 23 de julho de 2022).

“A equipe de materiais celulares da Tesla está procurando um engenheiro para liderar o desenvolvimento de polímeros e materiais plásticos para as várias peças mecânicas em nossas células de bateria de íons de lítio. Isso inclui amplamente vedações/gaxetas, isoladores, fitas dielétricas e adesivos, entre outros.

Esta é uma função altamente multifuncional e exigirá o trabalho com as partes interessadas em várias equipes e locais no desenvolvimento de células (projeto mecânico, produto, fabricação etc.), cadeia de suprimentos e as equipes mais amplas de engenharia de materiais.

Responsabilidades:

  • Propriedade de materiais e processos poliméricos para atender aos requisitos funcionais e de fabricação das peças mecânicas de células da Tesla;
  • Colabore com nossos engenheiros de projeto mecânico para selecionar e validar os materiais poliméricos apropriados para a aplicação e projeto alvo;
  • Implementar testes padrão e/ou desenvolver testes de boutique para caracterizar requisitos de materiais exclusivos (por exemplo, compatibilidade eletroquímica, permeabilidade, relaxamento de tensão, etc.);
  • Desenvolver e manter relacionamentos com os fornecedores de matérias-primas e fabricantes de peças, a fim de orientar o desenvolvimento de materiais para as necessidades existentes e futuras.

Requisitos:

  • Graduação em Engenharia Química, Ciência dos Materiais, Ciência dos Polímeros ou áreas afins;
  • Experiência com polímeros relacionados à funcionalidade de uma peça e Design para Manufatura;
  • Experiência com processos de moldagem por injeção e ferramentaria;
  • Familiaridade com métodos comuns de teste mecânico (por exemplo, tração, DMA, etc.) e ferramentas de caracterização;
  • Confortável para lidar com problemas em aberto e desenvolver métodos de teste não padronizados;
  • Familiaridade geral com células de íons de lítio e eletroquímica é uma vantagem;
  • Fortes habilidades de comunicação e gerenciamento de projetos.”

B. Oportunidade na prática (Estudo de caso 2: Apple)

baterias

Comumente associamos a área de Engenharia de Bateria a veículos elétricos. Todavia, baterias estão muito presentes em nosso dia a dia, sobretudo, em celulares. Vejamos agora essa oportunidade visualizada diretamente do site da Apple (acesso em 23 de julho de 2022).

Cargo: Engenheiro de Qualidade de Bateria

“Sua função requer um solucionador de problemas confirmado com a capacidade de trabalhar com uma equipe grande e diversificada sediada nos EUA. Você implantará novos padrões para impulsionar a melhor infraestrutura de qualificação da categoria em fornecedores de células e pacotes de bateria na China, Coreia e Japão.

Como especialista em validação de baterias para a equipe dos EUA e da Ásia, você terá a oportunidade de liderar avaliações, supervisionar o progresso do fornecedor e ser parte integrante da implementação da infraestrutura para o desenvolvimento de baterias NPI.

Essa função exige um alto nível de Gerenciamento de Projetos, ao mesmo tempo em que fornece janelas para aprofundar as áreas técnicas de Validação de Bateria e Qualidade. Embora essa função dê suporte à equipe sediada nos EUA, ela terá equipes de implementação completas nos fornecedores à sua disposição para concluir as tarefas detalhadas do projeto.”

Engenharia de Bateria (Apple Brasil)

“Faça parte do grupo de engenharia de bateria e crie designs inovadores de baterias capazes de fornecer mais energia em espaços ainda menores. Além disso, você vai colaborar com outros grupos de desenvolvimento de produtos. Dentre as áreas de trabalho estão engenharia de desenvolvimento de células, engenharia de materiais avançados, engenharia de desenvolvimento de processos, engenharia de instrumentação, engenharia de integração de produtos, engenharia de qualificação, engenharia de análise de falhas e testes de engenharia.”

Leve a BetaEQ para a sua universidade ou empresa. Contrate um dos nossos serviços presenciais. Clique AQUI e conheça o nosso portfólio de treinamentos.

Você conhecia a área de Engenharia de Bateria? Pensa em atuar no setor?

 

Referências:

https://www.ziprecruiter.com/Career/Battery-Engineer/What-Is-How-to-Become

https://www.glassdoor.com.br/Jobs/Tesla-battery-engineer-Jobs-EI_IE43129.0,5_KO6,22.htm?countryRedirect=true&filter.countryId=1

https://www.apple.com/careers/br/

https://jobs.apple.com/en-us/details/200404586/battery-quality-engineer-equipment?team=HRDWR

https://spectrum.ieee.org/lithium-additives

 

Veja mais textos em https://betaeq.com.br/blog/

Conheça os cursos virtuais da BetaEQ disponíveis em https://www.engenhariaquimica.com/

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá! 👋
Podemos te ajudar?