MATERIAL SIMULTANEAMENTE CONDUTOR E ISOLANTE

Um material que se comporta como condutor elétrico e isolante foi descoberto recentemente, o nome dele é hexaboreto de samário. Tal descoberta vem mexendo com o compreendimento de muitos pesquisadores, uma vez que a ocorrência dessas propriedades de maneira simultânea se opõe ao comportamento atual dos materiais, levando os cientistas a acreditarem na existência de um novo estado da matéria.

Nos materiais isolantes, os elétrons ficam em sua maioria “estáticos” em um lugar, já para materiais condutores, esses fluem livremente.

Por meio do rastreamento do movimento dos elétrons no material, a equipe descobriu que realmente é possível a existência da propriedade dupla – metal-isolante -, não obedecendo, portanto, as regras que regem os metais convencionais.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberto-material-simultaneamente-condutor-isolante&id=010160150707#.VbI31LNVikp

Esse comportamento do hexaboreto de samário (SmB6), ocorreu em temperaturas muito baixas, semelhante aos supercondutores, e apesar de outros materiais também se comportarem como condutores e isolantes, eles são híbridos e estruturados como um sanduíche, de modo que a superfície comporta-se de maneira diferente do interior, sendo denominados isolantes topológicos. Já a simultaneidade de condução e isolamento do hexaboreto de samário ocorre em sua própria massa. Outros estudos já mostraram que o SmB6 é capaz de deter elétrons Dinac raros, que são partículas com potencial de ajudar os pesquisadores a superar um dos maiores obstáculos em computação quântica.

A aplicação seria em computadores quânticos, que usam partículas como os átomos ou elétrons para realizar tarefas de processamento e memória, uma vez que estes computadores oferecem um aumento dramático no poder de computação, devido à sua capacidade de realizar dezenas de cálculos ao mesmo tempo, melhorar bastante a segurança do computador.

Ainda não se sabe o que está causando tal comportamento, mas uma das possibilidades é a existência de uma nova fase da matéria, que não seja isolante nem condutora, semelhante ao que ocorre em alguns materiais que apresentam uma fase supercondutora, em que os elétrons fluem sem qualquer resistência. A possível explicação estaria pautada no “hiato” muito pequeno entre o isolamento e a condução que o SmB6 possui, permitindo que os elétrons saltem essa lacuna.

Referências:

“45-year physics mystery shows a path to quantum transistors”, http://phys.org/news/2014-12-year-physics-mystery-path-quantum.html (2014).

“Descoberto material que é simultaneamente condutor e isolante,” http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberto-material-simultaneamente-condutor-isolante&id=010160150707#.VbIpibNViko (2015).

Publicado por Wallas Souza.