A IMPORTÂNCIA DO D.A. / C.A.

(Texto enviado pelo Representante Beta EQ no Rio Grande do Sul, Matheus Macedo)

No final de uma longa espera por datas de resultados, aprovação, deslocamento e estabilização na cidade pretendida, eis que você se vê matriculado em uma universidade, seja ela federal, particular, enfim você está em busca do início da realização profissional de sua vida, traçando uma meta que deverá ser cumprida. Para o choque desta passagem não apavorar nenhum calouro, é necessária uma acolhida calorosa de todos, mostrando que já fomos perdidos do mesmo modo que estão.

Dentro de todos os cursos, há uma entidade sem fins lucrativos que visa aproximar a maioria dos assuntos e eventos acadêmicos, dando acesso uniforme e tal entidade é o Diretório Acadêmico (D.A.). Um D.A. é formado por alunos do curso que estão ali para representar o todo, ou seja, para resolução de assuntos pendentes ao curso, além do interesse dos graduandos, há uma preocupação do diretório para que tal fato tenha solução. Além disso, os eventos a nível acadêmico como Semana Acadêmica, mini-cursos, palestras, bem como a comercialização de produtos tem como finalidade recolher recursos para o próprio curso a fim de ajudar na regularização da situação do mesmo, bem como registros e toda a parte burocrática.

É necessário o grande comprometimento de todos os envolvidos na direção do D.A., pois a representatividade é muito grande. Como um exemplo em minha universidade, o DAEQ formado por 8 membros tem a finalidade de representar cerca de 300 alunos, ou seja, pode-se perceber a importância e o peso de tal representatividade.

Nós, como graduandos temos que ajudar o crescimento e fortalecimento do nosso curso, dando sugestões de temas que gostaríamos que o DA proporcionasse visitas-técnicas, minicursos, palestras. Basta lembrarmos que os representantes do DA são alunos assim como nós, e querem trazer o que for de grande interesse para os estudantes, a fim de proporcionar maior contato com todas as áreas possíveis para conhecimento que podem auxiliar durante a graduação e até mesmo na escolha de uma pós.