BRASILEIROS PRODUZEM CACHAÇA COM QUALIDADE DE UÍSQUE 12 ANOS

Com a utilização de métodos adequados de produção, pode-se obter uma cachaça com pureza e complexidade de aromas e sabores semelhantes às de um uísque ou conhaque de primeira qualidade.

Pesquisadores da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), descobriram que essas características podem ser atribuídas à cachaça, quando realizada a dupla destilação, e também, o envelhecimento da mesma por um período de dois anos em tonéis novos de carvalho importados da França.

De acordo com André Ricardo Alcarde, coordenador do projeto de pesquisa: “Cerca de 60% do sabor de uma bebida envelhecida vem da madeira. Os outros 40% dependem da forma como a destilação e a fermentação são conduzidas e da matéria-prima. O processo de produção, portanto, tem muito mais influência na qualidade final do destilado do que o tipo de matéria-prima do qual é feito”.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/02/pesquisadores-da-esalq-produzem-cachaca-com-qualidade-de-uisque-12-anos.html

Ainda segundo Alcarde, o diferencial desse processo é que “a madeira libera durante o envelhecimento uma série de compostos que melhoram as características sensoriais da bebida, como, por exemplo, a vanilina”. Uma das desvantagens é que a cada novo uso do barril, o processo de extração desses elementos se torna mais demorado e menos homogêneo. Além disso, devido ao carvalho não ser disponível no Brasil, sua importação se torna cara.

Fonte: Agência FAPESP

A função da dupla destilação é de eliminar compostos indesejáveis, como o cobre, alguns aldeídos que podem causar dor de cabeça, carbamato de etila (substância potencialmente cancerígena), certos tipos de ácidos orgânicos responsáveis pela sensação de “arranhar” a garganta, infere o pesquisador.

A pesquisa foi conduzida durante o doutorado de Aline Marques Bortoletto, onde percebeu-se que embora a análise sensorial não tenha integrado o projeto, do ponto de vista químico, os resultados indicam que a aguardente de cana envelhecida em tonéis novos de carvalho apresenta qualidade equivalente à de destilados reconhecidos internacionalmente.

Referências:

“Esalq produz cachaça com qualidade semelhante à de uísque 12 anos” , http://agencia.fapesp.br/esalq_produz_cachaca_com_qualidade_semelhante_a_de_uisque_12_anos/20611/ (2015).

“Pesquisadores da Esalq produzem cachaça com qualidade de uísque 12 anos”, http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2015/02/pesquisadores-da-esalq-produzem-cachaca-com-qualidade-de-uisque-12-anos.html (2015).

Publicado por Wallas Souza.