O PREÇO DE CURSAR ENGENHARIA QUÍMICA

Como ingressar num curso de Engenharia Química, em uma boa universidade, sem um ótimo curso pré-vestibular? Como cursar o mesmo sem um notebook ou tablet? Como não comprar uma calculadora gráfica HP 50g ou uma Texas Instrument?

Não há como negar que o preço de cursar Engenharia Química para um estudante é alto e sem políticas e ações que proporcionem facilidades financeiras, fica difícil lutar contra desigualdade em nosso meio. Uma CASIO e uma HP/TI podem garantir sim uma aprovação ou reprovação em determinada matéria.

Admitindo essas premissas como verdadeiras, cabe aqui uma reflexão: será que os discentes, docentes e coordenadores dos cursos de Engenharia Química espalhados pelo país estão fazendo o bastante para combater tal disparidade?

Não há nada mais inspirador do que ver um professor disponibilizando seu trabalho, livro, estudo a toda comunidade acadêmica e profissional de nosso curso. Todavia, ainda existem professores que sequer disponibilizam, a seus estudantes, os slides apresentados em sala de aula.

Os Diretórios e Centros Acadêmicos de Engenharia Química são, formalmente, a voz estudantil. As principais reivindicações pela melhoria de ensino devem partir, fundamentalmente, desses meios. Não obstante, nada impede que um simples estudante busque soluções para o incremento científico de seu curso.

Enxergo, com clareza, que um bom exemplo dessa melhoria deva ser a substituição dos softwares de alto custo. O ensino que sempre girou em torno deles deve ser adaptado aos softwares gratuitos de livre acesso. Para que essa ação seja plenamente executada, os docentes da área devem se atualizar em busca dessas facilitações.

Cursar Engenharia Química é uma honra e um privilégio. A gama de opções relativas a nossa inserção no Mercado de Trabalho é gigantesca. Para isso, busca-se, por cinco anos, a excelência do aprendizado. Em conjunto a reclamações efetivas sobre como é realizado o investimento governamental em nossas universidades, podemos melhorar e popularizar as condições de ensino com pequenas e simples atitudes. Dê o primeiro passo.

Postado por Alesson Gomes.