[ I SSEQ] GNUPLOT

(Texto enviado pela Representante Beta EQ e estudante da UNAERP, Carolina Fleury)

 

Sabe-se que, na maioria dos cursos de graduação ligados às Ciências exatas, por exemplo, Matemática, Engenharias, Ciências da computação, Física, entre outras, existe na grade curricular uma disciplina para tratar do estudo de variáveis, derivadas parciais, diferenciabilidade e outros conteúdos correlacionados. Estes objetos exigem abstração, esforço intelectual principalmente ao se tratar de gráficos.

Uma ferramenta indispensável para quem efetua algum estudo na área de exatas é um programa capaz de plotar gráficos com eficiência. Gnuplot permite gerar gráficos de duas ou três dimensões e trabalha com uma riqueza de recursos impressionante, também é usado como um mecanismo de plotagem por aplicativos de terceiros, como Octave, MAXIMA. Gnuplot tem sido apoiado e em desenvolvimento ativo desde 1986.
É um programa de fácil instalação, para a sua utilização torna-se necessário conhecimento básico de programação e de cálculo, os comandos deste software não serão executados através de botões em uma interface interativa, mas sim através de comandos escritos manualmente, são várias as linguagens de scrit aceita por este gerador de gráficos: Perl (via CPAN), Python (via Gnuplot-py e SAGE), Ruby (via rgnuplot) e Smalltalk (Squeak e GNU Smalltalk).
Um dos pontos interessantes deste programa: o código-fonte é protegido por direitos autorais, mas distribuído gratuitamente, sendo assim é só fazer o download e começar a fazer belos gráficos em 2D e 3D animados.
O programa Gnuplot pode ser baixado no seguinte site:
http://sourceforge.net/projects/gnuplot/files

Recomendamos ainda para níveis introdutórios, a apostila a seguir:
http://www.if.ufrj.br/~sandra/MetComp/doc/gnuplot_capellari.pdf

Postado por Kaique Santos Teixeira às13:00

Postado por Silvielen Couto