A APLICAÇÃO DA NANOCATÁLISE EM TRATAMENTO DE ÁGUA

Abrindo mais um leque da nanotecnologia…

A nanotecnologia é um assunto que costuma agradar aos entusiastas de inovação tecnológica e propriedades dos materiais. Inclusive no Beta temos alguns textos abordando materiais como o grafeno e o seu antecessor, os nano tubos de carbono. Além de suas respectivas propriedades e importância na ciência.

Um dos mais recentes e promissores campos da nanotecnologia se trata da catálise. Na escala nano os materiais apresentam comportamentos, por vezes, diferentes do usual e ainda possuem uma área de contato muito maior o que possibilidade o aumento da velocidade das reações e uma seletividade maior, o que é bastante útil na separação e escolha dos produtos.

Entre as diversas aplicações para a nanocatálise, temos os exemplos em tratamento de água dentre eles encontram-se técnicas de processos oxidativos por minirreatores contendo óxidos de diversos metais como titânio ou platina. E ainda por complexos de coordenação contendo gálio como metal central o qual tem a capacidade de interagir com os poluentes formando compostos que podem ser separados, posteriormente, por campos magnéticos.

Dizer que a nanotecnologia é uma das grandes apostas dos próximos anos já se tornou um clichê, contudo a gama de possibilidades e alternativas que podem ser conquistadas por esse ramo ainda está longe de cair no “lugar comum”. Empresas, pesquisadores e acadêmicos não deixem de aproveitar essa oportunidade de explorar o universo nano.

Referências bibliográficas:
http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=4934
http://pt.wikipedia.org/wiki/Composto_de_coordena%C3%A7%C3%A3o

Assessora de Conteúdo: Nathally Alves