COMO ESTÁ O CAMPO DE PESQUISAS NAS DIVERSAS ÁREAS DA ENGENHARIA QUÍMICA?

Fonte: Google

Fonte: Google

A Engenharia Química é voltada para o desenvolvimento e projeto de processos industriais que realizam transformações em matérias-primas com o objetivo de obter variados produtos que servem a sociedade moderna. Dentro da ótica de sustentabilidade social, ambiental e econômica, no desenvolvimento de produtos novos ou estabelecidos, este profissional projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, acompanha, direciona e controla o dia a dia da operação industrial de produção e pesquisa tecnologias eficientes.

Quando o estudante entra em engenharia química ainda não sabe bem o que esperar do curso, certo? Uma das principais dúvidas existentes é sobre qual área seguir dentro desta vasta gama de oportunidades do cenário atual. Feita essa escolha, uma grande parte dos alunos tem preferido ir para iniciação científica que é realizada ao longo do processo de formação dos estudantes no curso de graduação. Inclusive, pode ser financiada e derivar bolsas de iniciação científica aos estudantes-pesquisadores. Em todos os casos, a pesquisa pode se constituir como uma experiência fascinante, que se torna um elemento fundamental no processo de formação profissional.

Atualmente os investimentos em projetos de pesquisas são, na maioria dos casos, da própria universidade e do governo federal, por meio de órgãos como a CAPES e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Há também, em menor quantidade, incentivo privado vindo de algumas empresas que investem na construção de laboratórios dentro de centros universitários visando o aproveitamento do material humano e o treinamento dos estudantes para o competitivo mercado de trabalho, como a Petrobrás. Porém, o maior incentivo ainda é para bolsas de pós graduação, mestrado e doutorado.

Alguns exemplos de pesquisas na engenharia química estão nas áreas de medicina, com o aprofundamento da engenharia biomédica e na otimização de projetos para a melhoria do tempo e dos resultados obtidos.

Fonte: Google

Fonte: Google

Assessora de Conteúdo: Laísa Pitassi Zanon (UFRRJ)