Embalagens Inteligentes e Sustentáveis

“O que um produto precisa ter para fazer sucesso? Qualidade, preço atrativo, boa distribuição e comunicação eficaz. É nesta disputa pela preferência do consumidor que as embalagens podem ser fundamentais para o sucesso do mesmo.”

animals.tetrapak

A embalagem desempenha um papel fundamental na indústria de alimentos graças às suas inúmeras funções. Além de conter o produto, a embalagem é muito importante na sua conservação, mantendo qualidade e segurança. As indústrias de alimentos enfrentam um constante desafio, atender as exigências dos consumidores, eles procuram embalagens práticas, modernas e sustentáveis.

Atualmente, com a grande preocupação ambiental, muitas indústrias estão inovando os seus produtos, fabricando embalagens que podem ser recicladas após serem utilizadas. Existem maneiras possíveis de tornar as embalagens sustentavelmente bem sucedidas, seja pelo uso de materiais, seja pelo processo de fabricação ou pelo seu consumo consciente.

As inovações no setor de embalagens estão em constante crescimento, alguns países já estão colocando em prática ideias que visam a utilização de embalagens sustentáveis. Na Europa, em particular, a demanda está em alta para as embalagens de papel e papelão com fibras recicláveis ecologicamente corretas, que também são de baixo custo. Além disso, as empresas estão trabalhando para arranjar soluções que simplifiquem designs de embalagens de modo que as taxas de reciclagem subam. O menor impacto sobre o ambiente e a produção responsável são aspectos cada vez mais considerados pelas empresas na hora de desenvolver novas embalagens.

carne-rótulo-inteligente-470x330Também destaca-se as embalagens inteligentes, que monitoram e dão indicações de frescor, da qualidade e da condição de refrigeração. Conferem maior segurança e também permitem indicar a localização e a rastreabilidade do produto. O processo de detecção e comunicação das informações se dá por meio de indicadores, sensores e transmissores instalados na embalagem. As embalagens inteligentes controlam e dizem-nos quais as condições do produto embalado ou do ambiente que o rodeia. São sistemas desenhados para detectar, sentir, registar, rastrear e fornecer informação de forma a avisar o utilizador sobre possíveis problemas, permitindo aumentar a vida útil do produto e a segurança alimentar.

As embalagens sustentáveis e inteligentes apresentam grande potencial de aplicação no mercado de alimentos, visando garantir a qualidade e a segurança de produtos. A inovação é um fator fundamental para o crescimento do setor, para isso é necessário que as indústrias brasileiras continuem desenvolvendo soluções criativas, aperfeiçoando o design das embalagens e inovando nos processos produtivos.

Autora: Thaís Passos (FURG)

Referências Bibliográficas:

Fapesp. Embalagens Sofisticadas. Disponível em:<https:// //www.int.gov.br/component/docman/doc_view/46505jun2013revistapesquisafapespembalagens >. Acesso em: 24/02/16

Anvisa. Embalagens. Disponível em:< http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Embalagens>. Acesso em: 25/02/16

 

IMAGEM 1. Food Safety Brazil. Disponível em:<httpshttp://foodsafetybrazil.org/wp-content/uploads/2012/11/embalagens-plasticas-300×127.jpg>. Acesso em: 25/02/2016

 

IMAGEM 2. Noctula. Disponível em:<http://noctulachannel.com/wp-content/uploads/2014/08/carne-r%C3%B3tulo-inteligente-470×330.png>. Acesso em: 25/02/2016