POR QUE COSMÉTICOS ORGÂNICOS?

Fonte: Google

Fonte: Google

“A palavra Fitoterapia vem do grego e deriva dos termos: Therapeia (Tratamento) e Phyton (Vegetal). Trata-se de uma terapêutica que utiliza-se de plantas medicinais como matérias-primas (flores, raízes, folhas, caule, frutos), que através de seus princípios ativos produzem efeitos farmacológicos, medicinais, cosméticos, alimentícios e coadjuvantes técnicos, usados nas preparações farmacêuticas que resultam em fitoterápicos em suas diversas formas, tais como: cápsulas, extratos, pomadas, tinturas, cremes, etc. com a finalidade de auxiliar no tratamento de doenças, manutenção e recuperação da saúde.”

Você sabia que o Brasil tornou-se atualmente o 2º maior mercado consumidor de produtos cosméticos e higiene do mundo? Agora, imagine essa quantidade de pessoas usando produtos com químicas e pior, descartando todo esse material plástico na natureza – de forma errada, a maior parte das vezes. Como mudar essa realidade? Falo para você com a honestidade de quem é uma usuária convicta: PRODUTOS ORGÂNICOS/VEGANOS.

A fitoterapia é uma prática cultural das antigas civilizações que hoje está em alta no mundo todo. Atualmente, quando tudo que famosos fazem vira moda, as empresas precisam estar conectadas com os clientes na procura deles por novos produtos. Por esse motivo, cosméticos feitos de produtos orgânicos/veganos estão em crescente ascensão.

Fonte: Google

Fonte: Google

O que engenheiros químicos tem haver com isso? TUDO! Desde o estudo das substâncias extraídas das plantas até a confecção de embalagens biodegradáveis, a presença de um engenheiro é necessária, juntamente com farmacêuticos e biólogos.

10 boas razões para adotá-los :

1)     A pele é o maior órgão do corpo (incluindo o couro cabeludo), e tudo o que você passa nela acaba na sua corrente sanguínea.

2)     Eles não contêm ingredientes sintéticos que podem agredir a pele, como  conservantes, corantes e derivados de petróleo.

3)     São realmente naturais, feitos com ativos vegetais e óleos essenciais que não agridem sua saúde, e são melhor absorvidos pela pele.

4)     Os homens usam em média 6 produtos de higiene pessoal por dia, e a mulher 12,  podendo ser expostos a 168 substâncias químicas diferentes todos os dias.

5)     Apenas 10% das 80.000 substâncias químicas catalogadas na indústria de cosméticos foram testadas para a segurança de uso em humanos.

6)     Os governos não regulam de forma efetiva a maioria das substâncias potencialmente tóxicas usadas na indústria de cosméticos.

7)     Há inúmeros estudos científicos ligando a exposição a toxinas químicas ao aumento da infertilidade, problemas hormonais, câncer e outras doenças.

8)     Consumo consciente – apoiar empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente e a estrutura do comércio justo, você contribui para uma economia mais sustentável e um mundo melhor.

9)     Usando produtos naturais e biodegradáveis, você melhora a qualidade do esgoto, contaminando e poluindo menos os lençóis freáticos e a água dos oceanos.

10)  Se você ama os bichos, provavelmente não vai querer usar produtos que são resultado de testes em animais.”

Mas enfim, o que são cosméticos naturais e orgânicos?

Cosméticos orgânicos são frutos de pesquisas intensas feitas a partir de extratos vegetais e só são desenvolvidos a partir de ingredientes naturais certificados. “Segundo o IBD, existem os cosméticos orgânicos e os cosméticos feitos com matérias-primas orgânicas. Os cosméticos orgânicos devem possuir, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os 5% restantes podem ser compostos por água e por outras matérias-primas naturais.” Todos os produtos são feitos dentro da ética de produtos e embalagens sustentáveis (resíduos e embalagens não prejudicam a natureza), e o processo de desenvolvimento se preocupa com as pessoas envolvidas e com suas respectivas comunidades.

Cosméticos naturais “de acordo com Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os cosméticos naturais não devem conter aditivos químicos em sua composição. Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e para a Ecocert os cosméticos naturais devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas.” Por respeito aos animais, também não são realizados testes (crueltyfree) e o ramo vegano não possui nenhum traço de origem animal direta ou indiretamente.

Fonte: eCycle

Fonte: eCycle

 

 

Esses produtos naturais são feitos de óleos vegetais, livres de sulfatos, parabenos, sais, corantes sintétocos, químicas….

E aí, vai mudar você também?

BONUS:

Lista do PEA – Entidade Ambiental, qualificada como OSCIP, que tem como missão, mudar o cruel tratamento que os animais e o ambiente recebem nos dias de hoje.

http://www.pea.org.br/crueldade/testes/testam.htm

Alguns exemplos de produtos orgânicos

https://lookaholic.wordpress.com/2012/12/04/as-melhores-marcas-de-cosmeticos-organicos-e-naturais-comercializadas-no-brasil/

Referências:

Assessora de conteúdo: Laísa Pitassi Zanon (UFRRJ)