BRASIL EM BUSCA DE NOVAS FONTES DE ENERGIA

“Antes de começar a falar sobre energias sustentáveis, precisamos voltar ao passado e tentar entender o motivo de elas nunca terem sido tão comentadas e usadas como agora: o “lucro a qualquer custo”. Hoje, sabemos que os problemas ambientais estão cada vez mais aparentes e sabemos também que precisamos fazer algo pelo planeta; por isso, as empresas estão com o viés mais “natural” e estão procurando outros meios de obtenção de energia.”

Fonte: Google

Fonte: Google

Como a demanda energética tem um crescimento praticamente exponencial e os recursos combustíveis mais utilizados estão cada vez mais escassos, a comunidade científica está em constante desenvolvimento para o uso de alternativas renováveis e menos poluentes  como forma de geração energética. O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, tem um enorme potencial no quesito existência de inúmeras fontes de energia; dentre elas, a solar é certamente uma das mais promissoras. O investimento solar no Brasil tem crescido e a forma mais comum de aproveitamento do sol está ligada ao sistema de energia solar fotovoltaica. O exemplo clássico são aquelas famosas placas azuis que observamos nos telhados das casas e prédios, que transformam o raio solar em eletricidade.

Fonte: Portal Solar                                                                                                         Fonte: Portal Solar

“Benefícios Econômicos

  • Casas que possuem energia solar fotovoltaica instalada podem gerar a sua própria energia renovável e assim praticamente se livrar da sua conta de luz para sempre.
  • Sistemas fotovoltaicos valorizam a propriedade.
  • Quanto mais energia solar instalada no Brasil menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termoelétricas que são caras e, menor a inflação na conta de luz.
  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos.

Benefícios Ambientais

A energia solar traz diversos benefícios ambientais para o Brasil. Se uma boa parte da população instalar energia solar nas casas e empresas, não seria mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidrelétricas absurdas como a Belo Monte.

  • Uma usina solar de 100MWp gera energia para 20.000 casas e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.
Fonte: Portal Solar

Fonte: Portal Solar

Vantagens da Energia Solar

 As vantagens de se utilizar a energia solar no Brasil são inúmeras, abaixo as principais:

  • A energia solar é totalmente renovável.
  • A energia solar é infinita.
  • Não faz barulho.
  • Não polui.
  • Manutenção mínima.
  • Baixo custo considerando a vida útil de um sistema fotovoltaico
  • Fácil de instalar.
  • Pode ser usado em áreas remotas onde não existe energia.

Desvantagens da Energia Solar no Brasil

 Embora a energia solar seja uma das fontes de energia com mais benefícios, ela apresenta algumas poucas desvantagens:

  • Custo de aquisição é alto devido aos impostos.
  • Não pode ser usada durante a noite.
  • Para armazenar a energia solar é necessário o uso de baterias o que pode encarecer o custo do sistema fotovoltaico como um todo.”
Fonte: Aneel

Fonte: Aneel

Alguns exemplos de iniciativas no Brasil:

Projeto Ituvevara

“- Ituverava, que terá uma capacidade total instalada de 254 MW, é a maior usina solar da Enel Green Power atualmente em construção

– A planta está localizada no estado da Bahia e será capaz de gerar mais de 550 GWh por ano

– Enel Green Power vai investir cerca de 400 milhões de dólares na construção de Ituverava

A Enerray do Brasil, empresa que pertence à Seci Energia do Grupo Industrial Maccaferri, através da Enerray Usinas Fotovoltaicas, foi a escolhida pela Enel Green Power para a construção da maior usina solar da América Latina, na cidade de Tabocas do Brejo Velho.

O projeto Ituvevara, cujas obras começaram em dezembro de 2015, será construído no Estado da Bahia e terá capacidade de 254 MW, com produção anual de energia estimada em 500 GWh. A previsão é que o parque solar entrará em funcionamento em meados de 2017. Esta é uma das maiores usinas de energia solar da Enel Green Power, que ajudará a suprir à demanda constante de energia elétrica no país – que de acordo com estimativas vai aumentar a uma taxa média de 4% ao ano até 2020.”

As placas fotovoltaicas flutuantes no reservatório da usina amazonense

 

Fonte: Euzivaldo Queiroz

Fonte: Euzivaldo Queiroz

“O primeiro projeto-piloto no mundo, de exploração de energia solar em lagos de usinas hidrelétricas, com uso de flutuadores, foi lançado ontem em 4 de março, na Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a iniciativa já foi implementada em outros países, mas em reservatórios comuns de água. No caso do Brasil, a engenharia será utilizada nos lagos das hidrelétricas, permitindo aproveitar as subestações e as linhas de transmissão das usinas, além da lâmina d’água dos reservatórios, evitando desapropriação de terras.

As placas fotovoltaicas flutuantes no reservatório da usina amazonense vão gerar, inicialmente, um megawatt (MW) de energia. A previsão é que em outubro de 2017 a potência seja ampliada para 5 MW, o que é suficiente para abastecer, por exemplo, nove mil casas. “

 

  • BÔNUS:

Tudo o que você precisa saber sobre a energia solar, direto da fonte mais confiável http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf

 

Referências Bibliográficas:

 

Assessora de Conteúdo: Laísa Pitassi Zanon (UFRRJ)