DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA QUÍMICA PELO MUNDO

Os cursos de Engenharia Química pelo mundo a fora focam em uma especialização, até mesmo em seus modelos de graduações. Esse é o caso, por exemplo, do curso oferecido pela University of Western Australia, especializado em materiais, petróleo e processos químicos. Uma ótima opção é a encontrada na University of Nottingham, Reino Unido: você pode unir a Engenharia Química com a Ambiental.

190310-094

Estudante de Engenharia Química na University of Edinburgh (Escócia)

Os programas acadêmicos, sobretudo, devem promover o desenvolvimento de habilidades práticas, com aulas em laboratórios e vivência industrial. Todo e qualquer estudante deve desenvolver conhecimentos nas áreas petroquímica, de mineração, farmacêutica, alimentícia, química e muitas outras. O curso de graduação em Engenharia Química no Exterior tem duração média de quatro anos. Esse período varia de acordo com o país e a universidade de seu interesse. Todos contem disciplinas gerais como Cálculos, Química Geral, Fundamentos da Engenharia, Estatísticas, Energia e Materiais, Física Geral, Termodinâmica – que progridem para matérias mais específicas da Engenharia Química.

Na série Chemical Engenharia, desvendando a Engenharia Universal, você pode conferir um pouco sobre Engenharia Química no Exterior no episódio piloto. Produção da Representante BetaEQ EEL/USP, Vivian Garbellotto.

No canal da BetaEQ no Youtube você confere o que há de melhor na Engenharia Química brasileira. Clique AQUI e receba com exclusividade notificações dos novos vídeos da BetaEQ subscrevendo nosso canal.

Separamos para o público da BetaEQ 26 links de alguns dos principais Departamentos de Engenharia Química pelo mundo. Confira a lista com seus respectivos sites:

GRÉCIA

EUA

HOLANDA

FRANÇA

ESCÓCIA

SUÍÇA

INGLATERRA

ÍNDIA

BÉLGICA

CANADÁ

DINAMARCA

CHINA

ESPANHA

ITÁLIA

ALEMANHA

AUSTRÁLIA

Ao clicar em cada link, podemos conferir o quão amplo é a Engenharia Química. Todavia, fizemos um estudo amplo sobre as similaridades dos principais Departamentos de Engenharia Química pelo mundo e podemos constatar que a maioria deles caminha de maneira intrínseca a áreas como Biotecnologia, Nanotecnologia e Bioquímica.

Durante a IV Semana Brasileira de Engenharia Química, principal evento virtual de nossa área, a BetaEQ promoverá matérias sobre essas áreas que julgamos ser o presente e futuro da Engenharia Química mundial. Para participar, clique AQUI.

http://picasion.com/

Você sabe qual é o maior diferencial desse evento? Por se tratar de uma coletânea de textos e vídeos previamente elaborados, não há a obrigatoriedade de acessá-los necessariamente nos dias e horários das publicações (de 14 a 18 de novembro). Nosso objetivo é atingir todos os estudantes, engenheiros químicos que já trabalham e afins. Todos receberão esse material de excelência, bem como seu respectivo certificado. Inscreva-se AQUI. As vagas são limitadas e estão no Lote 1, a R$ 50,00.

World.Flags

Se você sonha em realizar um intercâmbio ou trabalhar fora, recomendamos que você busque informações não só sobre os Departamentos de Engenharia Química da universidade de seu desejo e a área industrial que a circunda. É fundamental uma análise profunda sobre a cultura do país e a receptividade de seu povo. Optar por estudar ou trabalhar fora não é uma tarefa fácil. Com o término do Ciência sem Fronteiras, podemos notar um desestímulo em nosso meio. Todavia, se esse é um sonho seu, crie essa oportunidade! Tenha certeza de que você é capaz, independente do modo como você conseguirá fazer seu intercâmbio. Quanto maior o sonho, maior a conquista.