DEPOIS DA CORÉIA DO SUL, BRASIL SEDIARÁ O WORLD CHEMISTRY CONGRESS EM 2017

O 46º Congresso Mundial de Química, da União Internacional para a Química Pura e Aplicada (IUPAC, da sigla em inglês), será realizado em São Paulo, de 9 a 14 de julho de 2017.

CONGRESS

O presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e presidente da IUPAC 2017, Adriano Andricopulo, apresentou a agenda de eventos preparatórios na assembleia geral da IUPAC, durante o 45º Congresso Mundial de Química, que foi realizado em Busan, na Coreia do Sul.

A IUPAC é uma instituição científica global, criada em 1919 por químicos acadêmicos e industriais, reconhecida como autoridade em nomenclatura, terminologia, padronização de métodos de pesos e medidas, peso atômico e outros dados químicos.

Print

Na promoção e organização do evento, a SBQ contará com a parceria da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

Três vencedores de prêmios Nobel já confirmaram presença. As inscrições de trabalhos já estão abertas. “É um momento muito especial para toda a comunidade química no Brasil, porque estamos no centro das atenções de todo o mundo”, afirma o professor Adriano D. Andricopulo. “É uma oportunidade única para interagirmos com os principais cientistas dos diversos países, mostrarmos nosso valor, e evoluirmos em conhecimento.”

O Congresso Mundial da IUPAC 2017 será realizado de 9 a 14 de julho no WTC em São Paulo, simultaneamente com a 40ª Reunião Anual da SBQ, para um público esperado de cerca de 3 mil pessoas.

A programação científica é constituída por 12 simpósios que cobrem todas as áreas da Química: Química Analítica e dos Alimentos; Ensino de Química; Química para Inovação Industrial; Síntese; Energia, Água e Ciências Ambientais; Química Verde e Biotecnologia; Química Inorgânica e Estrutural; Macromoléculas e Materiais; Bioquímica e Química Medicinal; Nanociências e Tecnologia; Produtos Naturais e Biodiversidade; Química computacional. Entre os palestrantes “keynote” e “invited”, aproximadamente metade dos nomes estão definidos. Robert Huber, Nobel de Química em 1988, Kurt Wüthrich, 2002, e Ada Yonath, 2009 farão três das nove conferências plenárias planejadas.

2483

O secretário adjunto do Comitê Organizador, professor Roberto Torresi, explica que dado o número maior de vagas para pôsteres em relação a apresentações orais, a concorrência deverá ser grande e bons abstracts farão a diferença para determinar a modalidade. “Aqueles que quiserem fazer apresentações orais devem vender bem seu peixe no abstract, pois haverá concorrência muito grande pelo espaço. Para a modalidade de pôsteres haverá mais vagas”, observa.

Associados da SBQ terão condições diferenciadas para a inscrição dos trabalhos.

Acompanhe as novidades do Congresso Mundial de Química IUPAC 2017: http://www.iupac2017.org/index.php

Inscrições finais abertas para a IV Semana Brasileira de Engenharia Química, evento virtual da BetaEQ (14 a 18 de novembro desse ano) dia 17 de outubro. Saiba mais em: https://betaeq.com.br/sbeq