O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFRGS

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em seus níveis de mestrado e de doutorado, tem como objetivo a formação de recursos humanos capacitados para a realização de pesquisas e o aprofundamento de estudos técnicos e científicos que contribuam para o avanço tecnológico e social do País. O PPGEQ promove, também, em suas atividades a integração entre diversas áreas de conhecimento, bem como a integração das pesquisas com a indústria, outros centros de pesquisa e universidades nacionais e estrangeiras.

1410967678_ufrgs

Esta pós-graduação possibilita a realização de estudos avançados para qualificar profissionais que irão responder à grande demanda regional pelo desenvolvimento e criação de novas tecnologias.

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRGS possui uma única área de concentração: Pesquisa e Desenvolvimento de Processos, a qual envolve cinco Linhas de Pesquisa, conforme o esquema a seguir:

linhasdepesquisa5

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRGS dispõe de infraestrutura laboratorial, computacional e plantas-piloto, oferecendo recursos necessários para a realização de trabalhos teóricos e experimentais, existindo uma forte integração com o setor industrial, especialmente com os Pólos Petroquímicos do Sul e Nordeste e Petrobras (CENPES/ REFAP). Além disso, conta com o apoio de diversas bibliotecas, de um centro de supercomputação, de uma central analítica e forte parceria com a fundação de ciência e tecnologia do estado do Rio Grande do Sul.

Para saber sobre cada um dos laboratórios do PPGEQ, acesse o site da nossa infraestrutura: http://www.enq.ufrgs.br/labs/

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFRGS é vinculado ao Departamento de Engenharia Química (DEQUI), localizado no campus central desta Universidade.

O curso de MESTRADO foi oficialmente iniciado em março de 1995, sendo que em março de 2004 também foi aprovado pela CAPES o DOUTORADO, junto à qual tem CONCEITO 5 desde 2005. Em novembro de 2006 ocorreu a 100ª defesa de mestrado e em agosto de 2007 a 1ª defesa de tese de doutorado.

Atualmente, o PPGEQ conta com 14 docentes e com mais de 160 dissertações e teses defendidas e possui uma infraestrutura computacional excelente e vários laboratórios de pesquisa.

SAIBA TUDO SOBRE O PPGEQ/UFRGS EM SEU SITE OFICIAL. Email: ppgeq@enq.ufrgs.br

No canal da BetaEQ no Youtube você confere o que há de melhor na Engenharia Química brasileira. Clique AQUI e receba com exclusividade notificações dos novos vídeos da BetaEQ subscrevendo nosso canal.