POR QUE O ENGENHEIRO QUÍMICO DEVE DOMINAR A GESTÃO EMPRESARIAL?

Envoltos numa grade curricular regada a cálculos e outras ciências exatas, os Engenheiros Químicos são formados para atuar em campos técnicos dentro de uma organização e acabam sendo deficientes em conhecimentos sólidos a cerca de assuntos que regem o mundo dos gestores. O problema apontado pode prejudicar seu crescimento e reconhecimento no mercado de trabalho. Para se sobressair, é necessário dar a devida atenção ao mundo dos negócios e se dedicar a estudos profundos sobre o assunto.

Cada Engenheiro Químico tem um perfil de trabalho: alguns são ditos especialistas, aqueles que dominam os conceitos técnicos e conseguem traduzir a linguagem abstrata da ciência para a praticidade no mundo real; Já outros, são gestores natos e nasceram para coordenar, delegar funções, montar equipes de trabalho e administrá-las. Engana-se quem acredita que somente os gestores natos devem aplicar-se ao conhecimento da Gestão Empresarial e que os especialistas técnicos devem voltar toda sua atenção para o aprendizado acadêmico, pois cada especialista técnico é uma peça chave no cumprimento do plano estratégico da empresa. Compreender os planos de gestão da empresa onde se atua o moverá para o alvo certo: você entenderá a fundo os motivos de todo trabalho que você executa e saberá ser perspicaz em cada tomada de decisão.

Convido você, estudante de Engenharia Química ou Engenheiro Químico, a dominar o universo da Gestão Empresarial, mergulhar no mundo dos negócios e elevar sua visão sobre a importância da sua profissão para o mundo.

Mariana de Souza e Silva

Trainee do setor acadêmico da BetaEQ