EXPLORANDO AS ÁREAS DA ENGENHARIA QUÍMICA

A engenharia química é uma área que nunca para de crescer, a cada dia que passa temos novos produtos, novas formas de produção e muita inovação. Não é à toa que essa engenharia é conhecida como universal, os profissionais formados podem trabalhar em diversos ramos. Então, é importante para nós engenheiros conhecermos um pouco mais de cada área que podemos escolher.

Atualmente, a o setor que mais emprega engenheiros químicos é a indústria, e dentro da mesma temos ainda muitas divisões: podemos trabalhar em agroindústrias, automotivas, com petróleo e polímeros, com cosméticos, alimentos e bebidas e mais uma lista imensurável de áreas que podemos seguir dentro desse setor.

Mas, saindo um pouco do foco industrial, o engenheiro químico também pode prestar serviço em parceria com a engenharia nuclear, a nanotecnologia e a biomedicina, na parte das ciências forenses, também pode prestar consultoria, lecionar e comandar projetos de pesquisa em universidades.

Devido ao grande leque de possibilidades em que podemos trabalhar, é importante conhecer um pouco de cada uma para tomar a decisão certa na hora de escolher o rumo da profissão.

Além do desafio de escolher a carreira certa, nos dias de hoje é preciso se destacar no mercado de trabalho e uma das maneiras de fazer isso é se profissionalizar cada vez mais, fazer cursos relacionados ao seu campo de atuação e ter conhecimento sobre a engenharia verde: o desenvolvimento sustentável, pois independente de qual área o engenheiro irá seguir o cuidado com o meio ambiente deve ser constante.

Camila

Trainee do setor acadêmico da BetaEQ e estudante da UNIOESTE