ENGENHARIA QUÍMICA NA CRIAÇÃO DE TINTAS QUE COMBATEM INSETOS

Além de dar cor e renovar a decoração das casas e ambientes corporativos, agora as tintas também podem ajudar no combate aos insetos. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a tinta Artilin 3A MATE chega ao Brasil com a promessa de eliminar moscas, mosquitos, aranhas, ácaros e até baratas, ao mesmo tempo em que mantém o efeito decorativo e de acabamento do produto – que também conta com ação antimofo.

“Esse composto é similar à peritrina [substância química sintética com efeito inseticida], que afeta apenas animais de sangue frio, nos quais gera uma espécie de colapso. Ele não tem ação no organismo humano”, explica o engenheiro químico Paulo Roberto Tomchak, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Isso faz com que a tinta possa ser utilizada em ambientes internos residenciais, corporativos, hospitalares e escolares. Ela também pode ser uma aliada do agronegócio, podendo ser aplicada em locais onde haja criação de animais, como gado e cavalos. Em ambientes externos, o poder inseticida da tinta é degradado pelos raios ultravioletas e/ou levado pela água das chuvas.

Tecnologia

Presente no mercado europeu há dez anos, a tinta foi desenvolvida pelo fabricante francês Artilin, em parceria com a Bayer. No Brasil, o produto é importado pela Brasil Global, empresa que detém a exclusividade de distribuição do produto para o país e América do Sul.

Aranhas, ácaros e até baratas também são eliminados pela tinta.

“A tinta tem eficácia por dois anos e não possui venda livre. É um produto comercializado para entidades especializadas [e credenciadas pela importadora Brasil Global, que também fazem a aplicação da tinta e seu descarte segundo as normas ambientais de tratamentos de resíduos]”, explica Marcelo Brisolla, diretor operacional da empresa.

O custo de aplicação da tinta Artilin 3A MATE gira em torno de R$ 30 a R$ 45 por m² (já incluso o valor do produto). Para conhecer as empresas distribuidoras e aplicadoras da tinta, é necessário entrar em contato com a Brasil Global pelo site.

Deixe aqui a sua opinião