ESTUDANTE DE ENGENHARIA QUÍMICA GANHA PRÊMIO COM PROJETO CRIADO EM IMPRESSORA 3D

“Um kit de Química Orgânica postulado inicialmente com impressora 3D e definido com uma cortadora a laser garantiu a Lucas Ribeiro Ayub de Campos, aluno do 6º período do curso de Engenharia Química da FACENS, o primeiro lugar na categoria “Em Andamento” do 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp). Orientado pela professora Renata Vasques da Silva Tavares, Lucas desenvolveu seu projeto no Fab Lab da Facens, com o objetivo de apoiar universitários e alunos do Ensino Médio no estudo das estruturas moleculares complexas de forma mais concreta e palpável. Neste ano, 26 trabalhos de alunos da Facens foram apresentados no Conic-Semesp.

“O projeto de Lucas faz parte do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Facens, que oferece ao aluno a oportunidade de reconhecer a vocação científica e trabalhar em atividades extracurricular, desenvolvidas sempre com a orientação de um professor”, conta Renata.

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Além da premiação para os melhores trabalhos nas cinco áreas do conhecimento – Engenharias e Arquitetura, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra – o Congresso também promove Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

Sobre a Facens: Criada há mais 40 anos, a Facens é uma das mais reconhecidas faculdades de Engenharia do País, com foco na formação do engenheiro cidadão e um índice de 93%* de formandos inseridos no Mercado de Trabalho (*média dos últimos 10 anos). Atualmente oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e, em 2018, inicia a formação também de profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Também tem 22 cursos de pós-graduação, MBA e especialização. Em seu campus com 100.000 m², em Sorocaba, mais de 4.000 alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados.

Na área de inovação, a Facens conta com o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo), o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o FabLab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo MIT) e o Smart Campus (laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, premiado pela ABMES e GS-1 no Brasil e na Smart Cities UK Expo).”

E hoje é a única universidade brasileira com uma sede física da BetaEQ! O melhor da Engenharia Química brasileira e mundial você encontra na BetaEQ e agora na FACENS. Clique AQUI e saiba mais sobre o curso.

Deixe aqui a sua opinião