ENGENHEIROS QUÍMICOS DA ESPANHA DESENVOLVEM FILTRO DE SEPARAÇÃO DE ETANO DO ETILENO

“O ITQ-55 é um material muito interessante cuja combinação única de dimensão dos poros, topologia, flexibilidade e composição química resulta em um material altamente estável e inerte capaz de adsorver etileno e filtrar o etano”, disse o professor de química da ITQ, Avelino Corma.

O novo zeólito que pode separar o etano do etileno poderia reduzir “significativamente” a quantidade de energia e as emissões necessárias para o processo de produção de etileno. O novo material, ITQ-55, que foi patenteado, é baseado em sílica e tem o que os pesquisadores descrevem como uma estrutura de poro flexível e única. Tem uma seletividade muito alta para o etileno à temperatura ambiente. As “gaiolas” dentro da estrutura do zeólito são em forma de coração e conectadas por aberturas de poros flexíveis e alongadas. As moléculas de etileno ligeiramente lisas são capazes de se difundir para os poros, enquanto as moléculas de etano mais cilíndricas não podem.

Pesquisadores da ExxonMobil e do Instituto de Tecnologia Quimica (ITQ) em Valência, Espanha, dizem que o uso de seu novo zeólito é altamente seletivo e pode reduzir a energia necessária para a separação de etileno e etano em 25%. O etileno puro é vital para muitos processos de fabricação de produtos químicos e plásticos, mas tem propriedades muito semelhantes ao etano, tornando-os difíceis de separar. Geralmente, isso é conseguido usando destilação criogênica, que é intensiva em energia. Muitas alternativas até agora investigadas não são suficientemente seletivas ou muito sensíveis à contaminação.

               Destilação Criogênica

Vijay Swarup, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da ExxonMobil Research and Engineering Company, disse que a pesquisa é “outro excelente exemplo de colaboração entre a indústria e uma universidade focada na busca de soluções para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono dos processos industriais”.

Referências:

https://www.thechemicalengineer.com/news/new-zeolite-separates-ethane-from-ethylene/

 

 

 

Deixe aqui a sua opinião