A HISTORIA DAS GRANDES EMPRESAS DE SOROCABA E REGIÃO

 “NO CORAÇÃO DA INDÚSTRIA QUÍMICA

A LANXESS é uma companhia líder em especialidades químicas com vendas de 7.7 bilhões de euros, em 2016. Possui cerca de 19.200 colaboradores em 25 países. Atualmente, a empresa é representada por suas 75 unidades de produção instaladas em todo o mundo. Seu core business é o desenvolvimento, fabricação e comercialização de químicos intermediários, aditivos, plásticos e especialidades químicas. Por meio da ARLANXEO, joint venture com a Saudi Aramco, a LANXESS também é um dos principais fornecedores de borracha sintética do mundo. A LANXESS é membro do principal índice de sustentabilidade Dow Jones Sustainability Index (DJSI World) e do FTSE4Good.

 


A HEINEKEN tem uma longa e orgulhosa história como fabricante global de cervejas de qualidade, apreciadas em mais de 192 países de todos os continentes

A história da HEINEKEN se iniciou em 1864, quando Gerard Adriaan Heineken adquiriu uma pequena cervejaria em Amsterdã, no coração da Holanda. Cinco anos depois, em 1869, Gerard decidiu mudar o processo de produção, adotando o método alemão de baixa fermentação. O resultado foi uma cerveja de altíssima qualidade, apreciada em todo o mundo há quase um século e meio.

Em 1952, HEINEKEN passou a ser administrada pela Heineken N.V., uma holding nada comum, que tem o objetivo de manter a estabilidade, a independência e o renome do Grupo HEINEKEN, qualidades que se consolidaram ao longo do tempo por quatro gerações da mesma família, e de criar as condições adequadas para um crescimento constante e seguro.

No Brasil, onde responde hoje por mais de 13 mil empregos, a HEINEKEN se estabeleceu definitivamente em maio de 2010, com a aquisição da FEMSA Cerveza, e em 2015 já era a terceira colocada no ranking das maiores cervejarias do país. Em 2017, com a aquisição da Brasil Kirin, a HEINEKEN Brasil tornou-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas e passou a ter, em seu portfólio, bebidas não alcoólicas.

 

A história da Sorocaba Refrescos precede sua data de fundação. No início do século XX, Maurílio Biagi, filho de imigrantes italianos, chegou ao Brasil e, juntamente com sua família, foi trabalhar como colono nas fazendas de café, na região de Ribeirão Preto.

Em 1948, Maurílio, que até então se dedicava a atividades ligadas a cana de açúcar, álcool e bens de capital, foi um dos primeiros franqueados da The Coca-Cola Company, autorizado a operar uma fábrica no interior de São Paulo e outra em Minas Gerais. Isso aconteceu apenas seis anos após a multinacional se instalar no Brasil. Foi assim que Maurílio Biagi fundou a Refrescos Ipiranga.

Em 1975, a Sorocaba Refrescos foi fundada como uma subsidiária da Refrigerantes Campinas S.A, sendo instalado no local um depósito de bebidas. A inauguração da fábrica de produtos The Coca-Cola Company em Sorocaba foi em 1977. No ano de 1985, a família Biagi assumiu o negócio e a empresa passou a ser uma filial da Refrescos Ipiranga, iniciando-se uma nova fase de investimentos para a modernização da fábrica. Finalmente, em 1989, a empresa passou a ser um fabricante independente no Sistema Coca-Cola Brasil. Luiz Lacerda Biagi, então presidente da Sorocaba Refrescos, seguia a mesma linha de valorização do potencial humano do pai, Maurílio Biagi, cumprindo seu papel de respeitar as diferenças e proporcionar o bem-estar de todos, promovendo sempre o melhor ambiente. A empresa conta com uma equipe de dirigentes qualificados, garantindo que as operações sejam controladas de forma sistêmica, mantendo os mais altos níveis de eficiência e desempenho com transparência às partes interessadas no negócio. A Sorocaba Refrescos é uma empresa brasileira, de classe mundial.

 “GERANDO PROSPERIDADE PARA O BRASIL

Fundado na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, o Grupo Petrópolis é atualmente a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor. Produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, que primam pela qualidade e identificadas com o gosto do consumidor brasileiro.

Atualmente o Grupo Petrópolis está presente em quase todo o território nacional, por meio de 7 fábricas (Petrópolis/RJ, Teresópolis/RJ, Boituva/SP, Bragança Paulista/SP, Rondonópolis/MT, Alagoinhas/BA e Itapissuma/PE) e centros de distribuição. Produz as marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e Weltenburger, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o isotônico Ironage, as vodkas Blue Spirit Ice e Nordka e a água Petra.

Buscando sempre trabalhar dentro dos mais altos padrões, o Grupo Petrópolis visa sobretudo o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, a ética e a transparência nas relações com concorrentes e parceiros. É responsável pela geração de mais de 26 mil empregos diretos e, por meio do projeto AMA, promove plantio e manutenção de milhares de árvores, além de ações de sustentabilidade e programa de educação ambiental para escolas municipais.

 

 

 

Os números globais da PepsiCo falam por si. Nossos produtos são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia, em mais de 200 países e territórios onde estamos presentes. Marcas mundialmente conhecidas como Lay’s ®, Gatorade ®, Pepsi-Cola ® e Quaker ® se unem a potências regionais para formar um portfólio abrangente e complementar, com produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas.

A companhia possui nada menos que 22 marcas que superam, cada uma delas, o patamar de US$ 1 bilhão em vendas anuais no varejo. Não por acaso, a PepsiCo atingiu uma receita líquida superior a US$ 63 bilhões em 2015, o que faz da empresa não apenas uma gigante no setor de alimentos e bebidas, como também a 127ª colocada na lista Global Fortune 500, que reúne as maiores corporações globais em volume de receita.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo se expandiu acompanhando o desenvolvimento do próprio país. Atualmente a   operação em território nacional engloba 15 plantas de produção e mais de 100 filiais de vendas e centros de distribuição. A PepsiCo é uma empresa inovadora e preparada para superar expectativas e atender às necessidades de um mercado complexo como o brasileiro. Um país onde o cenário de negócios é repleto de diversidades regionais, desafios logísticos e um potencial de expansão que faz da operação brasileira a sexta maior da companhia no mundo.

Muitas das marcas líderes globais da PepsiCo também são amadas pelos consumidores no Brasil. É assim com Quaker ® (cereais, barras e biscoitos), Cheetos ® (snacks), Doritos ® (snacks), Gatorade ® (bebidas esportivas), Lay’s (snacks), H2OH! e Mountain Dew ® (bebidas com gás), Lipton Ice Tea ® (parceria com a Unilever), Drinkfinity ® (sistema de bebidas portátil e pessoal) e Pepsi-Cola ®, que deu início às operações do grupo no país.

O portfólio da companhia no país se complementa com diversos campeões de vendas, como Toddy ® (achocolatado em pó, achocolatado pronto para beber e biscoitos), Mágico (achocolatado em pó), Toddynho ® (achocolatado pronto para beber), Elma Chips ® (pipoca, amendoins, snacks à base de trigo e milho), Sensações ®, Lucky ®, Torcida ®, Ruffles ®, Fandangos ® e Fofura ® (snacks), eQlibri ® e Mabel ® (biscoitos), além de Kero Coco ® e Trop Coco ® (água de coco).

Desde 1997, a empresa também mantém estreita parceria com a Ambev(Companhia de Bebidas das Américas) para a produção, comercialização e distribuição de Pepsi ®, H2OH! ®, Gatorade ®, Lipton Ice Tea ® e Mountain Dew ®, presentes em mais de um milhão de pontos de venda Brasil afora.

 

 

Durante quase um século de existência, expandimos nossos negócios e mercados, cruzamos fronteiras e hoje somos uma das maiores empresas do setor no mundo

A história começou em 1933, no interior de São Paulo. De lá para cá, foram construídas muitas outras fábricas, expandimos nossos negócios e mercados, cruzamos fronteiras e hoje é uma das maiores empresas do setor de materiais de construção no mundo. Presentes em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

A Votorantim S.A., um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Com quase um século de existência, a Votorantim possui um portfólio com operações em setores estratégicos da economia, cimento, metais e mineração, siderurgia, energia, celulose, suco de laranja e financeiro, e hoje está presente em 23 países.

As oito empresas do Grupo são a Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Votorantim Siderurgia, Votorantim Energia, Fibria, Citrosuco, CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) e Banco Votorantim todas fazem parte de um negócio que abriga mais de 700 unidades operacionais e emprega mais de 44 mil pessoas.

 

A Johnson Controls é uma companhia multi industrial global, líder em tecnologia diversificada, que atende a diversos clientes em mais de 150 países. O compromisso da Johnson Controls com a sustentabilidade vem desde 1885, através da invenção do primeiro termostato elétrico para ambientes. Nosso compromisso é ajudar nossos clientes a vencer, gerando maior valor a todos os nossos acionistas por meio do nosso foco estratégico em edifícios e armazenamento de energia.

A Trio Alimentos é uma empresa 100% brasileira, com inovação e qualidade marcadas em seu DNA. Sua história começou em 1990, com o fornecimento de arroz, e segue até os dias de hoje, desenvolvendo alimentos saudáveis a partir de intensas pesquisas, com rígido controle de qualidade.

Em 1995, começou a produzir flocos de cereais como matéria-prima para barras, cereais matinais e outros itens que são fornecidos para as principais empresas de alimentos do país.

O ano de 1998 marcou o início da atuação da empresa com a marca TRIO no segmento de barras de cereais, sendo pioneira no lançamento de barras com chocolate e a primeira a introduzir a linha de sobremesas. Atualmente, é uma das principais líderes no mercado nacional de barras, disponibilizando toda sua variada linha de produtos práticos, saudáveis e deliciosos.

Sua unidade fabril localiza-se no município de Sorocaba, estado de São Paulo. A fábrica possui know-how próprio e conta com uma equipe de colaboradores altamente qualificada e comprometida em oferecer os melhores produtos alimentícios para seus clientes e consumidores finais.

Deixe aqui a sua opinião