TRATAMENTO DE ÁGUA ATRAVÉS DE ULTRAVIOLETA

Capaz de inativar 99,99% das bactérias, vírus e parasitas em questão de segundos, a desinfecção de água por ultravioleta é um método rápido e confiável de conseguir água potável em um mundo na qual esta é cada vez mais escassa. Este processo é indicado em vários casos como: tratamento de água para indústria eletrônica e de semicondutores; indústria farmacêutica e de cosméticos, para aplicações clínicas; hospitais; sanitização de água de piscinas; efluentes tratados; água potável; reuso de água, etc.

Na desinfecção por ultravioleta é utilizado um tipo de lâmpada específica para esta finalidade, a UVC (280 -100nm) com arco de mercúrio com baixa ou média pressão que transfere energia eletromagnética desativando os organismos patogênicos, também serve para redução da carga orgânica, eliminação de ozônio, de cloro e cloraminas na água. As lâmpadas com média pressão têm capacidade germicida de 15 vezes maior que as demais, desinfetando rapidamente a água devido à intensidade que perfura a membrana das células. Fazem parte do sistema UV um reator e um quadro de controle.

Funcionamento do tratamento

Além da eficiência do processo depender das características da água a ser tratada, a intensidade da radiação UV, o tempo de contato com os micro-organismo à radiação UV, são algumas outras características a serem levadas em consideração. É um método barato, que não deixa odor ou gosto na água como em processos que o cloro é utilizado para a desinfecção da água. a eficácia no resultado do tratamento de água está diretamente ligada ao tipo de tecnologia empregada.

Deixe aqui a sua opinião