INTRODUÇÃO AO BIODIESEL

Criado no século XX pelo Henry Ford e pelo Rudolf Diesel, o biodiesel é um biocombustível renovável que surgiu com o objetivo de ser um substituto para o petróleo. Porém, a sua produção requer o uso de catalisadores afim de acelerar o processo da reação e aumentar a produção.

Fonte: Farming Brasil

Assim, com utilidade na redução de custos e ambientalmente, este reagente é aplicado na própria reação do biodiesel, juntamente com o óleo de origem vegetal ou animal e o álcool (etanol ou metanol), formando a glicerina e os ésteres monoalquilados de ácidos graxos, o próprio biodiesel.

A produção do biodiesel pode utilizar catalisadores heterogêneos, homogêneos, ácidos e/ou básicos. Os heterogêneos se diferenciam dos homogêneos por constituir um sistema polifásico, e o ácido do básico pelo valor do pH.

Diminuindo ainda mais os riscos ambientais, existem pesquisas na área do uso de catalisadores heterogêneos que analisam as vantagens deste reagente no biodiesel, podendo ser reutilizado aproximadamente 6 vezes por meio da sua facilidade de separação.

Juntamente com essa vantagem do catalisador heterogêneo, o biodiesel apresenta êxito em diversas pesquisas, as quais mostraram resultados significativos na redução das emissões de monóxido de carbono, partículas, hidrocarbonetos não queimados e sulfatos. Já na economia, os biocombustíveis fornecem potência, torque e consumo bastante competitivo, auxiliando na redução da necessidade da utilização de petróleo.

Com o passar do anos e o avanço em pesquisas sobre este tema, será escasso o consumo de outros combustiveis que não sejam o biodiesel.

Fonte:

  • https://www.biodieselbr.com/biodiesel/historia/biodiesel-historia.htm#
  • http://br.monografias.com/trabalhos3/biodiesel-processo-produtivo-viabilidade-producao/biodiesel-processo-produtivo-viabilidade-producao2.shtml
  • http://www.bioblog.com.br/a-origem-do-biodiesel/
  • http://www.soq.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p6.php
  • https://www.infoescola.com/quimica/catalisadores/

Deixe aqui a sua opinião