EMPRESÁRIA USA NANOTECNOLOGIA E INOVA NO RAMO DOS COSMÉTICOS

Com o dia a dia cada vez mais corrido, muitas pessoas dizem não utilizarem cosméticos por falta de tempo. Pensando nisso, a La Vertuan, empresa do norte Catarinense ,desenvolveu uma tecnologia que permite a aplicação do produto diretamente na roupa e faz com que a ação ocorra durante o dia, enquanto o tecido entra em contato com a pele. Além disso, muitos dos cosméticos produzidos pela empresa são completamente naturais, dispensando o uso de matérias-primas sintéticas, conservantes, fragrâncias ou corantes.

Tudo começou quando Maria de Lourdes Vertuan, fundadora e diretora da La Vertuan, trabalhava em sua farmácia e começou a estudar os produtos que tinha, mas principalmente observar aqueles que não eram oferecidos. “Começamos atender os clientes naquilo que eles não eram atendidos. Alergias, doenças de pele e outros problemas que demandavam soluções, mas que não estavam disponíveis”, conta ela.

Mesmo precisando fechar a farmácia por um problema de saúde, as demandas continuaram e Maria de Lourdes começou a produzir em casa, principalmente shampoos e desodorantes.  “Até que um dia um professor que atendia uma turma de idosos pediu para fazer um creme para aqueles que tinham dores nas articulações. Ele insistiu e aí acabei produzindo. Isso me fez querer desenvolver outros tipos de produtos”, conta a empresária.

Começou então a desenvolver outros tipos de dermocosméticos e, neste momento, não era mais apenas um trabalho artesanal, e precisou legalizar o negócio. Em 1996, o empreendimento passou a se chamar La Vertuan e em 2010 já não havia espaço para produção na casa da empresária – e a fábrica foi transferida para a cidade de Araquari.

A partir de então, a empresária assumiu como desafio apostar na tecnologia para criar inovações. Entre essas criações estão os produtos que utilizam nanotecnologia e podem ser aplicados diretamente nas peças de roupa e que, em contato com a pele, durante o dia, liberam as nanopartículas e agem na pele.

“As pessoas têm cada vez menos tempo ou não gostam de passar os produtos convencionais, então imagine que você pode borrifar diretamente no sutiã ou na parte interna da calça jeans e durante o período em que estiver com aquela peça, as nanopartículas migram da fibra do tecido para a pele”, explica a farmacêutica.

Ainda conforme a empresária, desde que a peça não seja centrifugada, as partículas continuam no tecido por duas ou três lavagens, não sendo necessário reaplicar todas as vezes.

Para a empresária, as empresas precisam estar atentas às tendências e foi assim que, em 2016, duas estratégias impactaram positivamente a empresa. A primeira foi a segmentação, com linhas para profissionais e também para os consumidores finais. Conforme Maria de Lourdes, durante os primeiros anos da empresa, o foco eram clínicas de estética, de cirurgia plástica e outros estabelecimentos para uso profissional. Porém, os próprios clientes desses lugares começaram a procurar os produtos.

Maria de Lourdes é farmacêutica e começou a formular produtos sob demanda  (Foto: La Vertuan/Divulgação)

 Produtos naturais

Neste mês de abril, a empresária participou em feira do setor de cosméticos da Itália, em que participaram empresas de 70 países, com visitantes de 150 nacionalidades. Segundo Maria de Lourdes, a surpresa começou quando a empresa convidada para expor em um dos principais pavilhões, onde ficam os produtos que apresentam diferenciais.

Segundo a farmacêutica, os produtos são considerados naturais por não conterem na formulação matérias-primas sintéticas, nem conservantes, fragrâncias, corantes ou óleo mineral, derivado do petróleo.

Para garantir que sejam naturais, as matérias-primas utilizadas são rastreadas, ou seja, precisam ter procedência certificada. “Precisamos saber, por exemplo, que a planta para determinado tipo de óleo que serve de matéria-prima foi plantada dentro de todas as exigências e normas do produto natural”, explica ela.

Até este ano, a linha tratamento corporal, com produtos de redução de medidas e celulite, era a mais vendida da empresa. Neste ano, a linha facial de dermocosméticos já está se igualando, conforme a empresária.

E as ideias e pesquisas de Maria de Lourdes não param. Aos 60 anos, além de empresária, continua atuando como farmacêutica, ela mesma trabalhando no desenvolvimento de novos produtos: “É preciso sempre olhar para frente, nunca para trás. Sonho que a La Vertuan seja conhecida como referência em dermocosméticos naturais. E para isso é preciso arregaçar as mangas e trabalhar, com coragem e fé”, finaliza ela.

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