COMPONENTES DO CREME DENTAL E COMO AGEM!


A química está tão presente em nosso cotidiano que frequentemente esquecemos que produtos utilizados diariamente, são, na realidade, verdadeiras obras da alquimia moderna.

Mas você sabe com quais ingredientes elas são feitas? Provavelmente, este deve ser um dos produtos de higiene pessoal ao qual menos damos importância, mas que deveria ser levado muito a sério.

A composição da pasta de dente, por exemplo, é uma coleção de itens da tabela periódica, cada um com sua função específica.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Química das Faculdades Oswaldo Cruz, Leila Cristina Magalhães, os principais ingredientes do creme dental são, em geral, carbonato de cálcio, água, álcool etílico, bicarbonato de sódio, lauril sulfato de sódio, fluoreto de sódio, sorbitol, benzoato de sódio e glicerina. Também podem ser acrescentados flavorizantes, substâncias químicas responsáveis pelo sabor e o efeito refrescante de alguns produtos. Assim, estão listados alguns de seus componentes:

Flúor

O que seria de um bom creme dental sem a adição de flúor para prevenir as cáries? Este ingrediente essencial para a prevenção de cáries, se incorporando ao esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes à ação de ácidos presentes nos alimentos ou da placa bacteriana.

Espessantes

Estes são os compostos que deixam a pasta de dentes com a textura de gel que conhecemos, fazendo com que o creme tenha um aspecto espesso e viscoso.

Detergentes

Imagine escovar os dentes com uma mistura que não faz espuma! Para que os cremes dentais tenham essa característica, é necessário adicionar uma série de produtos à sua formulação:

  • Lauril sulfato de sódio: provavelmente o mais comum dos detergentes, também pode ser usado na fabricação de shampoos, géis de banho, cremes de barbear e em algumas aspirinas solúveis. Entretanto, pode causar aftas em pessoas mais susceptíveis.

Abrasivos

São minúsculos cristais adicionados à composição do creme dental que funcionam como uma espécie de lixa sobre os nossos dentes, removendo pequenas manchas e impurezas, além de “polir” a superfície.

Preservantes

As pastas de dentes, por ficarem expostas por um considerável período de tempo e não precisarem ser guardadas na geladeira, necessitam de preservantes para evitar a proliferação de micro-organismos.

Emulsificantes

São compostos químicos que permitem que todos os ingredientes utilizados na fabricação da pasta de dentes se misturem de forma uniforme, evitando que se separem.

Fonte:

  • https://www.msn.com/pt-br/saude/saudebucal/creme-dental-saiba-quais-s%C3%A3o-seus-componentes-qu%C3%ADmicos-e-como-agem/ar-AAgxppA
  • https://www.megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/20933-do-que-e-feita-a-pasta-de-dentes-.htm

Deixe aqui a sua opinião