A GRADUAÇÃO TE AJUDA A ENTENDER SUA FUNÇÃO NO MUNDO

Resultado de imagem para caminho certoDentre as infinitas possibilidades, os inúmeros caminhos a serem seguidos no mundo, em determinado momento, a Engenharia Química se tornou a melhor opção. E o peso dessa escolha muitas vezes é sentido na graduação com a incerteza de que essa escolha, dentre todas as outras, era de fato, a correta.

O primeiro passo para continuar firme rumo ao objetivo escolhido e aproveitar o caminho ao máximo, é entender que as escolhas são de única e total responsabilidade de quem as faz, e se foi você quem escolheu, você é o responsável por te levar exatamente para o local em que está. Mas não se martirize por suas escolhas, elas foram feitas por uma razão, e naquele momento, o seu pensamento e visão eram totalmente diferentes do que são agora. Você só consegue enxergar melhor hoje, devido ao aprendizado recebido ao longo caminho.

O foco deve ser constantemente o lugar onde quer chegar, o Engenheiro Químico que quer ser.

Ao observar a sombra de um objeto à luz de uma lanterna, você verá que as dimensões da sombra se alteram de acordo com o ângulo e distância entre a lanterna e o objeto. Assim é, também, a forma como vemos tudo ao nosso redor. A importância que damos as coisas está diretamente relacionada com o ângulo sob o qual as olhamos. Logo, torna-se evidente que a escolha de melhorar o cenário que você está depende exclusivamente de você.

Dê mais foco ao lado positivo do percurso e motive-se! Extraia o melhor possível de tudo a fim de minimizar qualquer impacto negativo que possa sofrer, e lembre-se, nada dura para sempre. Dessa forma você se tornará um profissional diferenciado, que vai além do que é ensinado nas disciplinas.

E claro, também cabe a você, se certificar de estar no curso em que se sinta feliz, portanto, se sentir que estará mais realizado seguindo outro caminho, o faça, pois somente você é o responsável pelo seu trajeto.

Acredite, a graduação de fato não é fácil. As disciplinas e muitas vezes os professores não serão fáceis. Você raramente será tratado da forma que espera, e isso, infelizmente (ou felizmente), não pode ser controlado. Entretanto, você pode e deve escolher a forma como tudo isso te afetará.

Tente, durante a jornada, saber o que levar consigo, que deve aprender com todas as variáveis, mas principalmente, saiba constantemente e não se permita esquecer, que a sua função no mundo vai muito além da sua graduação em si, essa é apenas uma fase, de muitas outras que estão por vir.

 

Texto enviado por Thaynara Rocha – Projeto EnQ é Empatia.

 

Deixe aqui a sua opinião