SE PERMITA FALHAR, PARA ASSIM, SE TORNAR O PROFISSIONAL QUE VOCÊ DESEJA SER

“Dentre as infinitas possibilidades, as mais diversas formas de tomada de decisão, os inúmeros caminhos a serem seguidos no mundo, em algum momento, a Engenharia Química se tornou a opção a ser escolhida. E o peso dessa escolha muitas vezes se manifesta com o peso da graduação, ou mesmo, com a incerteza de que essa escolha, dentre todas as outras, era de fato, a correta.

Resultado de imagem para o universo em cada um

O primeiro passo para continuar firme rumo ao objetivo escolhido, ou mesmo, para aproveitar o caminho ao máximo, é entender que as escolhas são de única e total responsabilidade de quem as faz, e se foi você quem escolheu, você é o responsável por te levar exatamente para o local que está. Mas isso, claro, sem se martirizar por toda e qualquer escolha realizada, até porque, as escolhas são feitas através do momento, e naquele momento, o seu pensamento e condições de visualização eram totalmente diferentes do de agora. Você só consegue enxergar melhor neste instante, devido ao aprendizado concebido pelo caminho que decidiu seguir.

O foco deve ser constantemente o lugar onde quer chegar, o Engenheiro Químico que quer ser.

Pense que assim como ao analisar um objeto de tamanho fixo com uma lanterna, onde é a angulação feita com a luz que definirá o tamanho daquilo que irá se enxergar, é a forma que vemos tudo ao nosso redor. O tamanho das coisas que vemos também está diretamente relacionado com a intensidade que é dada a elas. Logo, torna-se evidente que a escolha de melhorar o cenário que você está depende exclusivamente de você.

Escolha visualizar em uma proporção maior as coisas positivas do percurso, e com elas, se motivar. Perante as coisas não tão boas, ache algo positivo nelas, e assim, diminua o impacto delas sobre você, até porque, nada dura pra sempre, e saiba que por fim, será por causa delas que se tornará um profissional que vai além do que é ensinado nas disciplinas. E claro, também cabe a você, verificar se existe um outro caminho em que a graduação será mais parecida com a pessoa que você é, pois novamente: você é o responsável pelo seu trajeto.

Acredite, a graduação de fato não é fácil. As disciplinas não serão fáceis, os professores muitas vezes não serão, e as pessoas que irá encontrar no caminho, raramente vão te tratar da forma que você espera, e isso, infelizmente (ou felizmente), não temos o poder de mudar.

Mas lembre-se, você é capaz de mudar a forma com que isso tudo chegará a você.

Tente, dentro do percurso escolhido, saber o que levar consigo, que deve aprender com todas as variáveis, mas principalmente, saiba constantemente e não se permita esquecer, que a sua função no mundo vai muito além da sua graduação em si, essa é apenas uma fase, de muitas outras que estão por vir.

As falhas te fazem crescer

Você vai errar, tropeçar e cair incontáveis vezes, em diferentes fases, em diversos sentidos e nas situações em que menos espera. Mas será por isso que, ao se levantar, vai conseguir enxergar o melhor ao seu redor, vai saber exatamente onde está, e aos poucos, conquistar não um território qualquer, mas o seu próprio território.  Depois de algum tempo, graças as quedas, vai conseguir andar com segurança pelo caminho desejado, pois saberá onde fica cada obstáculo e como vencê-los, decidirá corretamente por quais pontes o caminho é mais bonito e quais companhias te levam para mais perto de si mesmo.

Logo, por mais que algo na sua trajetória na Engenharia Química lhe cause dor ou tristeza, te ajudará a se revelar para si mesmo, por isso, não se culpe e aproveite o quão boa é a sua própria companhia. Agradeça pelos seus erros, eles te fizeram ser a pessoa que é hoje e moldarão o profissional que se tornará futuramente.”

Texto enviado por Thaynara Rocha – Projeto EnQ é Empatia.

Deixe aqui a sua opinião