DISPOSITIVO IDENTIFICA O CONTEÚDO MOLECULAR DOS ALIMENTOS, COMO TAMBÉM DE OBJETOS

Um dispositivo, nomeado como Hertzstück, criado pela a startup alemã trinamiX, identifica o conteúdo molecular de alimentos e objetos, para isso é necessário aproximar o dispositivo do alimento ou objeto desejado, para assim, esse dispositivo revelar os itens da composição no celular do usuário de maneira rápida e simples. Esse disposto  pode auxiliar pessoas com alergias a certas substâncias, como também a vegetarianos e veganos que podem saber exatamente os elementos de algum alimento.

O  Hertzstück é um aparelho que se assemelha a um transdutor de ultrassom, que é conectado por meio de um cabo USB o smartphone do usuário. Ao ser encostado nos alimentos, o dispositivo identifica os grupos de moléculas do produto, cruza as informações com sua base de dados e revela o conteúdo na tela do celular.

Fonte: trinamiX/BASF

O funcionamento do Hertzstück é por meio da “espectroscopia de infravermelho próximo”, sendo assim uma leitura dos raios infravermelhos emitidos pelos alimentos.  Com a espectroscopia, é possível identificar os compostos dessas substâncias com o uso de um leitor, visto que cada composto é formado por ligações químicas, que apresentam frequências de vibração específicas.

Essa tecnologia é bastante utilizada em grandes equipamentos de laboratório, assim a startup pertencente à empresa de engenharia química alemã BASF, a trinamiX, quer tornar seu uso mais acessível ao público geral desde 2016, quando lançaram o Hertzstück.

Fonte:

ALVES, A. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/este-sensor-detecta-os-ingredientes-da-sua-comida-e-dos-seus-remedios/> Data de acesso: 21 de novembro de 2018.

Deixe aqui a sua opinião