COCA-COLA EM BUSCA DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA RECICLAGEM DA GARRAFA PET

A Coca-Cola anunciou a realização de um empréstimo para a Ioniqa Technologies, uma empresa startup sediada na Holanda. Espera-se que o acordo acelere a expansão da tecnologia de reciclagem de tereftalato de polietileno (PET) que a Ioniqa vem realizando.

O PET é amplamente utilizado para produzir embalagens plásticas, mas é difícil de reciclar e apenas cerca de 20% do material é reciclado. A quantidade restante é incinerada, enviada para aterros ou acaba no próprio meio ambiente. A Ioniqa vem trabalhando em uma tecnologia que pode converter resíduos contendo PET em blocos de construção de polímero purificados que podem ser reformados em PET de alta qualidade. No início deste ano, a Unilever firmou uma parceria com a Ioniqa e a Indorama Ventures, a maior produtora de resina PET, para ampliar a tecnologia.

O empréstimo realizado pela Coca-Cola visa acelerar o desenvolvimento e a implantação da tecnologia de reciclagem e permitir que o PET reciclado seja usado em garrafas usadas pela Coca-Cola. O plano da empresa é criar embalagens feitas com pelo menos 50% desse material reciclado até 2030.

A tecnologia da Ioniqa foi validada em escala de demonstração e uma planta industrial de 10.000 toneladas por ano está em construção na Holanda. O comissionamento é esperado em 2019.

O video abaixo explica como funciona o processo realizado pela Ioniqa:

Referência:

http://www.ioniqa.com/news-release-the-coca-cola-company-announces-loan-agreement-with-ioniqa-technologies-to-transform-hard-to-recycle-plastic-waste-into-high-quality-food-grade-pet/