NOVO MATERIAL PODE RESFRIAR CONSTRUÇÕES

Em dias quentes, principalmente no verão a procura por aparelhos eletroeletrônicos que refrescam aumenta, sejam eles ventiladores ou ar-condicionados. Porém esses mesmos aparelhos as vezes são caros demais para os consumidores e principalmente para o meio ambiente.

Ar-condicionados emitem gases causadores do efeito estufa como por exemplo CO(dióxido de carbono) liberado pelas geradoras de energia elétrica e os HFC (hidrofluorcarbonetos) usados na refrigeração, ambos os gases ligados ao aquecimento global.

Dois engenheiros e pesquisadores da Universidade do Colorado no EUA, Ronggui Yang e Xiabo Yin criaram em 2017 uma alternativa tão eficiente quanto o ar-condicionado, um novo material que é capaz de refrigerar ambientes mesmo sob luz solar direta.

Ronggui Yang e Xiabo Yin e demais pesquisadores

Como Funciona?

Feito de polimetilpenteno, um plástico transparente e disponível comercialmente, com a adição de partículas de vidro e revestido de apenas um lado com prata, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 micrômetros, aproximadamente da mesma espessura de uma folha de alumínio, sendo possível fabricá-lo em rolos de forma mais econômica para uso em diversas construções.

A película resfria o objeto refletindo eficientemente a energia solar, método conhecido como radiação passiva, meio em os objetos naturalmente perdem calor na terra.

Por exemplo, para resfriar uma casa, o material é colocado no telhado com a superfície revestida com prata para baixo a fim de refletir a radiação solar, impedindo o aquecimento da residência enquanto, permite também que o calor interno seja liberado.  Segundo os pesquisadores “Apenas 10 a 20 metros quadrados deste material no telhado poderiam muito bem esfriar uma casa de uma única família no verão”

Os engenheiros continuam trabalhando na tecnologia a procura de oportunidades de explorar o uso comercial dela nos setores de energia, aeroespacial, agrícola entre outros, mas já acreditam que “A principal vantagem dessa tecnologia é que ela funciona 24 horas por dia, sem uso de eletricidade ou água”, disse Yang

Fonte: Película ecológica para telhados pode substituir ar-condicionado, How This New Material Can Cool A Rooftop With Zero Energy Consumption, Newly engineered material can cool roofs, structures with zero energy consumption