A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DA LUBRIFICAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA MECÂNICA

Extremamente importante na Engenharia Mecânica, a lubrificação vem sendo cada vez mais influenciada pela química. Isso acontece pelo desenvolvimento de óleos lubrificantes sintéticos que basicamente são óleos vegetais com aditivos químicos que tem a finalidade de aumentar viscosidade, diminuírem a temperatura de trabalho (todo lubrificante possuí uma temperatura de trabalho que ser ultrapassada acarreta na perda das suas características) e aumentar a vida útil dos componentes.

Os lubrificantes ditos sintéticos resultam de uma reação química de polimerização, já os semissintéticos são feitos a partir da mistura de diferentes bases, minerais e sintéticas.

Os critérios mais importantes a serem observados são a estabilidade térmica e resistência aos meios, pois o lubrificante não deve se decompor ao ser exposto a temperaturas elevadas e/ou a produtos químicos.

Um lubrificante de alta qualidade usado na aplicação correta, no entanto, vai além disso. Soluções tribológicas adequadas às necessidades dos processos da indústria química comprovaram que agregam mais eficácia e confiabilidade, além de reduzir o consumo de energia.

As condições operacionais na indústria química são um campo complexo. Entre os desafios encontrados estão temperaturas extremas e o risco de interação entre produtos químicos do processo e outras substâncias. O gás cloro, ou os gases do processo que contenham ácido clorídrico, por exemplo, tendem a corroer os rolamentos lisos em compressores de parafusos. Esse é o motivo porque alguns óleos para compressores foram desenvolvidos especificamente para gases ácidos do processo: eles contêm aditivos especiais que protegem as superfícies dos rolamentos lubrificados contra o efeito corrosivo desses gases.

Também para óleos de engrenagem, recomenda-se complementar os lubrificantes com serviços especializados. Além de uma abordagem integral de todos os componentes da caixa de engrenagens – ou seja, rodas dentadas e dentes, rolamentos, vedações –, o Comp Lube Technology inclui consultas e serviços nas instalações do cliente. Estes serviços podem ajudar a otimizar as condições do processo, prolongar os intervalos de manutenção e reduzir o consumo de energia. Trata-se de um pacote abrangente de serviços e lubrificantes que pode ser ajustado às necessidades específicas de indústrias químicas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é engrenagem.png

Fonte: Lubrigrupo