COMO POLÍMEROS BELZONA DE MANUTENÇÃO, REPARO E PROTEÇÃO PODEM AJUDAR OS ENGENHEIROS QUÍMICOS

Fundada em 1952, a Belzona é líder mundial na inovação de compostos para reparos e revestimentos industriais. Por meio de investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento, a Belzona avalia e melhora sua linha de produtos continuamente, para garantir que soluções para problemas impulsionadas pela necessidade do mercado, sejam continuamente desenvolvidas para exceder a sempre crescente demanda das indústrias. Os revestimentos poliméricos ricos em zinco da Belzona se desenvolveram em uma linha de produtos tecnologicamente avançados, que são reconhecidos por serem líderes dos sistemas de polímeros avançados e manutenção de engenharia.

Especializada na concepção e fabricação de materiais compósitos de reparação e revestimentos de proteção para máquinas, equipamentos, edifícios e estruturas, a Belzona oferece a solução para uma extensa gama de problemas de engenharia e situações de reparação. De sistemas turnkey completos a reparos in situ simples, os materiais inovadores fornecem a resposta para uma variedade de questões industriais, incluindo erosão, corrosão, ataque químico, abrasão e desgaste, água e impermeabilização.

A sede internacional da Belzona e os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento estão localizados em Harrogate, Inglaterra e também em Miami, Estados Unidos da América. Escritórios Corporativos da Belzona se faz presente também, além de Harrogate e de Miami,  em Chunburi, Tailândia. Por meio das entidades corporativas e da Rede de Distribuição Internacional que engloba mais de 125 países, Belzona oferece cobertura e suporte necessário ao redor do mundo.

HITA Comércio E Serviços Ltda, fundada em 1995, é Distribuidora Autorizada Belzona para todo o Brasil, trabalhando com exclusividade desde 2008, fornece produtos e serviços para solucionar problemas de manutenção que se apresentam em equipamentos e estruturas nas mais diversas indústrias. Atuam durante as 24 horas do dia, durante os 7 dias da semana, com suporte técnico local e assistência “in situ”, em reparos compósitos, “soldas frias” e revestimentos de alta performance. Atualmente, a Hita atende parceiros e indústrias de diversos segmentos, como Mineração, Siderurgia, Óleo e Gás, Petroquímica, Naval, Saneamento, Açúcar e Álcool, Geração de Energia, Alimentos, entre outros.

Falha de equipamento geral devido a deficiências como eixos riscados e roscas danificadas juntamente com danos causados por erosão/corrosão, podem ser grandes inconveniências para os negócios incluindo tempo de inatividade e aumento do custo da mão de obra. Belzona é continuamente utilizada para reconstruir, proteger, reparar e vedar equipamentos gerais devido ao fato dos reparos poliméricos serem custo-efetivos e oferecem longevidade, confiança e flexibilidade não encontradas em reparos convencionais. Os problemas nunca são os mesmos, então isso permite que a empresa encontre soluções específicas para os problemas dos clientes.

Para a mineração, por exemplo, as complicações estarão no entorno de erosão, formação de sumidouros, perda de biodiversidade e contaminação do lençol freático e água de superfície por produtos químicos. Com o uso de Belzona, muitos desses perigos ambientais podem ser reduzidos e frequentemente eliminados, reduzindo os efeitos da erosão e corrosão, que tem feito Belzona a escolha de inúmeras aplicações dentre a indústria de mineração e extração, incluindo contenção química e reconstrução de equipamento pesado e máquinas.

Na indústria de Petróleo e Gás, desde o fim de 1980, Belzona tem oferecido soluções para os problemas mais difíceis onde soluções convencionais falharam. Tempo de inatividade nesta indústria de tecnologia de ponta pode resultar em milhões de dólares perdidos em produção. Engenheiros na indústria, responsáveis pela especificação de materiais, estão continuamente procurando por maneiras de reduzir custos e aumentar o desempenho sem sacrificar confiabilidade. Produtores de petróleo e gás reconhecem que revestimentos internos convencionais não conseguem resistir aos efeitos da erosão/corrosão acelerados pelo arraste de areia a elevadas temperaturas e pressão. Belzona 1321 (Ceramic S-Metal) é apontado como um produto que resiste a esses perigos satisfazendo os requerimentos dessas companhias. A demanda por maiores níveis de produção é atendida com sistemas de revestimentos especializados resistentes à alta temperatura e descompressão explosiva que possuem experiência comprovada em serviço.

Os produtos Belzona são separados em algumas linhas. Os da família 1000 são os polímeros metálicos; os 2000 são os elastômeros; os 3000 englobam as membranas; na linha 4000 estão os magmas e concretos; revestimentos estão na linha 5000 e os dispositivos técnicos/acessórios estão na linha 9000, que não operam sozinhos. Alguns produtos podem ser aplicados em superfícies submersas e em superfícies pouco preparadas. Reparos com vazamentos vivos são viáveis, assim como a aplicação em superfícies em contato com óleo/água. Os produtos podem ser combinados, sempre com a autorização de representantes, para então alcançar um objetivo.

O catálogo de produtos é vasto e pode ser utilizado para resolver problemas industriais corriqueiros com pouco tempo de parada, sendo que que algumas manutenções podem ser feitas em operação. Os problemas são entendidos pelo corpo técnico da Hita e pelos consultores locais para que então possa surgir uma solução. O limite de utilização desses polímeros é a imaginação e podem ajudar e facilitar muito a vida dos Engenheiros Químicos de muitas áreas de atuação.

Para acompanhar mais possibilidades de utilização, acompanhe a Belzona e a Hita pelo Instagram, Facebook, Linkedin e YouTube.

Este texto contém informações empresariais. A BetaEQ informa que não possui parcerias com a empresa/marca em questão e sendo assim garante que o texto é de caráter estritamente informativo.

Autoria de: Larissa Thainá Feitosa Monteiro

Estudante de Engenharia Química na Unifesspa – Pará