QUÍMICA DOS PERFUMES III: FINALIZAÇÃO DO PROCESSO

Depois da extração dos óleos essenciais, a base dos perfumes, vêm as etapas posteriores, para a obtenção do aroma e também dos diferentes tipos de perfumes. Afinal, produzir perfumes é uma arte! Vamos conhecer com mais detalhes essas etapas finais de obtenção do perfume.

Figura 6. Classificação do produto de acordo com a quantidade de óleos e álcool

Falaremos agora com mais detalhes das etapas finais de obtenção do perfume.

Mistura

Após a extração dos óleos essenciais, vem o processo criativo de confecção do perfume. Os óleos essenciais são combinados de acordo com a fórmula específica para dar origem ao aroma ou “notas”. Uma receita de essência pode levar até anos para ser criada. Depois que o aroma é criado através da combinação de óleos, essa combinação é misturada a álcool.

Embora muitas vezes chamados genericamente de perfumes, é a quantidade de álcool que determina se o produto final é colônia, perfume ou eau de toilette.

O que se chama de perfume é o que contém o aroma mais forte e a maior parte dos perfumes é composta de cerca de 10 a 20% de óleos que são dissolvidos em álcool e pequenas quantidades de água. Já as colônias contêm de 3 a 5% de óleos diluídos em 80 a 90% de álcool e eau de toilette cerca de 2% de óleo dissolvido em 60 a 80% de álcool.

Figura 6. Classificação do produto de acordo com a quantidade de óleos e álcool

Envelhecimento

Perfumes finos passam por um processo de envelhecimento por diversos meses ou anos após terem sido misturados. Durante esse processo, os perfumes devem ser mantidos em local escuro e em baixa temperatura e sua exposição ao oxigênio deve ser minimizada, para evitar degradação. Hoje em diz, certos antioxidantes também são adicionados. Após o envelhecimento, um perfumista irá testar novamente o aroma para assegurar que o aroma correto foi atingido. Outros aromas podem ser adicionados após o processo. O resultado final de um perfume envelhecido deve ser um aroma que contém três notas distintas: uma nota de topo, uma nora central e uma nota de base.

Uma mistura de perfume envelhecido geralmente passa por um processo de filtração antes de ser colocado nos frascos.

Como se pode ver, o processo de produção de perfumes é uma arte e a indústria enfrenta alguns problemas decorrentes da própria natureza desse produto. Os perfumes dependem, boa parte, da disponibilidade de substâncias naturais e de sua colheita. Além disso, a consistência dos óleos vegetais é difícil de ser mantida, já que a mesma espécie de planta criada em regiões diferentes com pequenas alterações de condições de crescimento pode não produzir óleos com as mesmas características e aromas. Problemas também são encontrados na coleta de óleos animais, já que diversos animais que eram mortos pelo valor de seus óleos vegetais estão hoje na lista de espécies ameaçadas e não podem sem caçados.

Perfumes sintéticos permitiram aos perfumistas um pouco mais de flexibilidade e estabilidade, já que elimina a necessidade de extração de óleos vegetais e animais, removendo o risco de colheitas ruins e economizando muito dinheiro e a vida de animais. Mesmo assim, os ingredientes naturais ainda são considerados mais desejáveis, especialmente em perfumes mais finos.

O longo dos anos, os gostos têm mudado e os consumidores atuais tendem a preferir perfumes menos concentrados, o que também ajudou a reduzir os preços dos perfumes e expandiu o uso de perfumes no dia-a-dia.

Embalagem

Após a etapa de envelhecimento, quando ela existe, ou diretamente após a mistura das matérias-primas com álcool e água, os perfumes vão para a etapa de embalagem, em que serão colocados em frascos e posteriormente embalagens apropriadas para o transporte.

Embalagens não têm apenas um efeito estético. Para alguns produtos, como é o caso dos perfumes, a qualidade da embalagem é tão importante quanto o próprio produto. Para os perfumes, ela precisa conservar o aroma do perfume e seus fixadores. Para alguns perfumes que contêm componentes sensíveis à luz e que podem degradar, utilizam-se frascos escuros para proteger o produto do contato direto com a luz.

Além disso, a forma dos frascos também precisa ser pensada para o marketing mas também levando com consideração todo o processo de logística e venda. Normalmente os perfumes são embalados em frascos de vidro, que passam por diversos processos para tornarem-se atrativos ao consumidor, incluindo a decoração das embalagens, que normalmente devem refletir o aroma do perfume. Um dos processos que pode ser utilizado para decoração das embalagens é a impressão, que consiste em imprimir letras ou desenhos nos frascos. Algumas podem ser impressas de forma bastante simples, enquanto outras requerem várias etapas. Existem diversos tipos de impressão, como a monocromática e a multicolor e ainda a baixa e a alta temperatura.

O envase dos perfumes pode ser manual ou automático, mas industrialmente o processo é automático, conforme na Figura 7.

Figura 7. Exemplos de envase automático de perfumes

Após a embalagem em frascos, esses frascos são agrupados em caixas para o transporte até os pontos de distribuição e venda. Essa etapa também deve ser pensada, já que os perfumes normalmente são colocados em frascos de vidro e por isso normalmente esses frascos devem ser embalados com material que absorve choques, como espumas.

Figura 8. Frascos de perfume embalados para transporte

Como se pode ver, o processo de envase e embalagem não é tão simples quanto parece e existem empresas especializadas na produção de frascos para perfumes.

Este texto contém informações empresariais. A BetaEQ informa que não possui parcerias com a empresa em questão e sendo assim garante que o texto é estritamente informativo. O presente texto pertence ao autor e não deve ser reproduzido sem autorização da BetaEQ e do mesmo.

Autoria de: Clarissa Alves Biscainho

Engenheira Química de Empresa Multinacional – Alemanha

Fontes: Métodos de Extração de Óleos Essenciais; How Products Are Made. PerfumeHow Perfumes Are Made. A Master Perfume´s Industry Guide; Fabricando beleza: veja como funciona a produção do Boticário na Bahia;  Como Abrir Uma Fábrica De Perfumes; Como se faz o perfume Malbec, do Boticário.