O UNIVERSO INOVADOR E TRANSFORMADOR DO MOVIMENTO DAS EMPRESAS JÚNIOR

O Movimento Empresa Júnior, constitui a maior articulação empreendedora jovem do país. É composto por jovens regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior, de quaisquer áreas do conhecimento, que se unem para criar, no ambiente da universidade, empresas em sua área de atuação, as chamadas Empresas Juniores (EJ’s).

Leis da Empresa Jr

Fonte: PEGN

As EJ’s são entidades sem fins lucrativos, geridas exclusivamente pelos estudantes que a constituem. Estes estudantes se organizam internamente e estruturam um sistema de gestão característico, que os permitem criar projetos e prestar serviços supervisionados por professores a clientes de toda a região em que atuam a um custo que pode chegar a 70% abaixo do valor de mercado. O valor simbólico obtido com a realização dos projetos é revertido unicamente em suprimento de caixa para a manutenção das despesas da empresa e capacitação de seus membros. Geralmente a hierarquia interna é horizontalizada, uma vez que a principal prerrogativa da Empresa Júnior é possibilitar o aprimoramento pessoal e profissional de seus integrantes e contribuir de forma singular para o fomento do empreendedorismo local.

As Empresas Juniores, como organizações sem fins lucrativos, se sustentam pela paixão e orgulho em pertencer de seus participantes. Estes ingressam na empresa mediante processo seletivo e dentro da empresa tem a possibilidade plena de vivência empresarial, ao passo que tem contato direto com o mercado, cuidam sozinhos de toda a gestão interna da organização desenvolvem projetos que os fazem trabalharem na prática os conceitos e metodologias aprendidos em sala de aula, além de desenvolverem sua postura profissional, tudo isso com o respaldo e monitoria de professores experientes na área.

Impacto de uma Empresa Jr

Fonte: Eu sou empreendedor

A rede do MEJ é organizada em 3 âmbitos: Local, representada pelas Empresas Júniores; Estadual, regulamentada pelas Federações e Nacional, regularizada pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores). Atualmente existem em todo o território nacional, 236 Empresas Júniores, 17 Federações, cerca de 11 mil empresários juniores envolvidos e são realizados cerca de 2,5 mil projetos por ano, principalmente de consultoria e assessoria, o que faz do Movimento Empresa Júnior um grande agente de desenvolvimento econômico do país e fomentador do empreendedorismo nos mercados em que atuam.

O movimento das empresas júnior, representa a cultura empreendedora jovem no Brasil e tem como principal propósito preparar os universitários para, justamente, empreender. Seus objetivos incluem aperfeiçoar habilidades como liderança, comunicação e trabalho em equipe dos mais de 20 mil empresários do nosso país. Um empresário júnior deve sempre buscar causar impacto e encontrar formas de transformar a sociedade na qual está inserido. Por isso, o MEJ se baseia em três pilares de atuação para as mais de 600 empresas juniores brasileiras.

Autoria de: Renildo Júnior de Sousa Alves
Estudante de engenharia química do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS (UNIPAM) – Patos de Minas

 

Deixe aqui a sua opinião