A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA INDUSTRIAL

A limpeza industrial é essencial para o ambiente e para o conforto das pessoas que ali estão, pois a saúde está diretamente relacionada à qualidade da higienização realizada. Além disso, o cumprimento dessa ação mantém o bom funcionamento das máquinas presentes no local, evitando seu desgaste prematuro.

Por isso, muitas empresas têm investido pesado em limpeza, principalmente as do setor industrial, onde há um intenso acúmulo de sujeira. A falta de realização desta tarefa pode trazer riscos à saúde, gerando doenças causadas por fungos, vírus e bactérias ou por conta do mau odor de resíduos que se acumulam dentro do ambiente laboral.

O serviço de higienização de uma empresa conta com vários materiais e produtos específicos, a fim de acabar com cheiros ruins e impurezas difíceis de serem removidas em uma limpeza comum.

Hidrojateamento

Fonte: Universo Ambiental 

Realizar limpezas regulares também impressiona e fideliza o consumidor final, pois este avalia os processos de produção e valoriza a higiene do ambiente industrial. A limpeza industrial pode ser feita de forma manual, com a utilização de equipamentos específicos, ou de forma automática, utilizando energia térmica e química.

Limpeza Industrial

Fonte: SERRAT

 

Essa é uma exigência da legislação e precisa ser posta em prática por profissionais conhecedores da atividade sanitária, devendo ser executada em indústrias e em empresas prestadoras de serviços no geral.

Aliás, é de suma importância que haja um cuidado especial com a quantidade de água utilizada durante as limpezas e seu devido descarte. Indústrias que fazem uso de processos químicos têm apresentado uma redução no consumo de água industrial e de soda cáustica, pois a geração de efluentes costuma se limitar à descarga das torres de resfriamento.

Os profissionais da limpeza industrial devem ser treinados para destinar os resíduos retirados durante o trabalho para os locais corretos. Lixos contaminantes não podem simplesmente ser destinados à coleta ordinária de detritos, devendo ter especial cuidado. A coleta seletiva irá intervir procedimento e, feita a limpeza industrial, a ideal destinação dos lixos tóxicos deve ser sua incineração em locais apropriados, da mesma forma que o lixo hospitalar.

Então quando se trata de higienização e limpeza industrial são a segurança e bem estar dos colaboradores e dos habitantes regionais à empresa que estão em jogo, não deixe de contratar profissionais altamente capacitados.

 Renildo Júnior de Sousa Alves

Estudante de engenharia química do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS (UNIPAM) – Patos de Minas

Deixe aqui a sua opinião