COCO SIMULATOR: SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE PROJETOS

O COCO, abreviação de CAPE-OPEN to CAPE-OPEN, é ambiente de simulação com representação gráfica de processos químicos em estado estacionário, com banco de dados de compostos químicos baseado no ChemSep LITE, um simulador de coluna de equilíbrio livre.

O software abrange um conjunto de operações unitárias, como divisores/misturadores de fluxo, trocadores de calor, colunas de destilação, compressores, bombas e reatores. Ainda dispõem de uma biblioteca termodinâmica que exporta mais de 100 métodos de cálculo, seja para alimentar modelos simples de conversão, equilíbrio, CSTR , minimização de Gibbs ou reatores de vazão de plug, permitir que sejam adicionadas novas operações unitárias ou pacotes termodinâmicos e também criar diagramas de fase, gráficos de propriedade e curvas de resíduos de sistemas ternários.

O COCO destaca-se por ser uma licença gratuita, apresentar uma interface didática, leve e ser compatível com arquivos CAPE-OPEN. É indicado para estudantes e como ferramenta didática em simulação de processos industriais, visto que é considerado um software básico quando comparado com os demais existentes no mercado.

Os principais componentes do COCO são:

COFE – é a interface gráfica de usuário intuitiva para a visualização de fluxos químicos, exibe propriedades de fluxos e recursos de plotagem. Os fluxogramas COFE podem ser usados ​​como operações unitárias CAPE-OPEN;

A termodinâmica da TCO – COCO para aplicações em engenharia, inclui um banco de dados de mais de 430 produtos químicos comumente usados.

COUSCOUS – as operações unitárias do CAPE-OPEN. Contém um divisor, um misturador, trocadores de calor, bombas e reatores entre outras operações da unidade.

CORN – o pacote Numérico de Reação CAPE-OPEN que vem com o COCO facilita a especificação de qualquer tipo de reação cinética ou de equilíbrio.

O software também dispõe de um editor de ícones de operação de unidade, denominado JUICE, o qual permite a criação e manutenção de ícones de operação da unidade usados ​​com o COFE.

Diante de suas propriedades, esta ferramenta computacional é um excelente recurso para auxiliar estudantes a entender processos industriais, desenvolver habilidades de simulação e realizar trabalhos acadêmicos.

“O presente texto pertence ao autor e não deve ser reproduzido sem autorização da BetaEQ e do mesmo.”

 

Autoria de: Patricia Rodrigues Gonring

Estudante de Engenharia Química da Universidade Federal do Espírito Santo – Alegre – ES