VERSATILIDADE DA ENGENHARIA: EXPANSÃO DE MERCADO

Existem diversos cursos de graduação em engenharia, como saber qual seguimento trilhar com tantas opções e oportunidades no mercado de trabalho brasileiro?

Com o passar dos anos o leque de engenharias se tornou cada vez mais amplo e com isso, uma demanda maior por profissionais foi se criando e cargos novos tiveram de ser criados para suprir a setorização das indústrias. O mercado de trabalho evoluiu muito na última década abrindo oportunidades para novos setores e funções.

O mundo da engenharia é extremamente abrangente e só tende a crescer com o tempo. Essa versatilidade se deve ao fato da relação que existe entre a engenharia e a tecnologia, que caminham lado a lado e estão em constante evolução. A automação e modernização dentro das indústrias é um reflexo desse constante crescimento tecnológico ao passar dos anos, um dos maiores setores que houve investimento foi o desenvolvimento da Indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial.

Durante a sua graduação no curso de engenharia, você irá perceber o quão vasto são os campos nos quais pode atuar, descobrindo inúmeras carreiras que jamais imaginou exercer. Podemos levar como exemplo a engenharia química, que com a citação do criador da empresa referência em ensino de engenharia química no Brasil, subentende-se a grandeza do curso em questão e a variedade de opções acessíveis aos graduandos.

“Ser engenheiro químico é lidar com processos, projetos, gestão da qualidade, controle e otimização. Ser engenheiro químico é gerir pessoas, gerir uma sala de aula ou até mesmo uma refinaria. Ser engenheiro químico é contribuir para o crescimento do planeta. É empreender sem jamais esquecer da sustentabilidade. É inovar, pesquisar e buscar novas tecnologias. É construir reatores ou até a sua própria empresa. Ser engenheiro químico é acreditar no futuro em meio à crise e vencê-la. É ser o que você mais desejar. Seja você.”

(Kaique Santos Teixeira, criador da BetaEQ)

Formei. E agora?

Após concluído o curso de engenharia, além dos cargos conhecidos que podem ser ocupados, existem outros mais que aproveitam da sua familiaridade com planilhas de cálculo e com números, lógica e raciocínio analítico para fazer você ingressar no mercado de trabalho, dentre eles estão, o mercado financeiro, as seguradoras, gestão de pessoas e empresarial, vendas, consultoria estratégica e também empreendedorismo. Um requisito muito importante hoje em dia é um MBA que capacita ainda mais o profissional, preenchendo as lacunas existentes que não foram preenchidas durante o curso. O leque de opções, como dito anteriormente, é muito extenso e abrange uma área muito grande de todos os cursos de engenharia, desde que haja engajamento e comprometimento do profissional, é possível se destacar e encarar qualquer desafio em qualquer cargo, além do pensamento sustentável que é de extrema importância nos dias atuais.

O investimento em Networking, sua rede de contatos, é essencial para que seja possível aprofundar as relações com seus chefes e clientes posteriormente, detectar oportunidade de negócios e aumentar sua visibilidade no mercado. Uma importante rede social é o LinkedIn, sua rede social profissional, onde um perfil bem organizado e com informações importantes, tudo isso somado com uma boa grade curricular e proatividade, coloca você em posição vantajosa na frente dos seus concorrentes.

Deixe aqui a sua opinião