ISOLANTES TÉRMICOS – MATERIAIS CAPAZES DE EQUILIBRAR A TEMPERATURA DE UM AMBIENTE

Isolante térmico é um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas. Em edifícios como shopping centers, escolas, hospitais e hotéis, um bom isolamento térmico pode conter até 60% da perda de calor ou frio.

O melhor isolante térmico é o vácuo, mas devido à grande dificuldade para obter-se e manter condições de vácuo, é empregado em muito poucas ocasiões, limitadas em escala. 

Lã de vidro

Algumas das razões para isolar termicamente um ambiente são:

  • Razões Econômicas: Executado após um balanço entre aquilo que se perde em combustível para repor o calor perdido e o custo da isolação. Existe metodologia apropriada para cálculo da espessura ideal.
  • Exigências do Processo: Situações em que é necessário manter a temperatura de equipamentos ou produtos numa determinada faixa.
  • Razões de Segurança: Recomenda se isolar por razões de segurança, equipamentos com temperaturas superiores a 60º C e até 2 metros do nível do solo, ou ainda em locais próximos a plataformas, escadas e passarelas.
Lã de PET

As propriedades mais conhecidas dos isolantes térmicos são:

  • Baixo coeficiente de condutibilidade térmica na temperatura de operação;
  • Boa resistência mecânica e conservação das propriedades ao longo do tempo;
  • Ausência de compostos nocivos à saúde humana e ambiental;
  • Material não Inflamável ou com característica auto- extinguível.

Há vários tipos de materiais sólidos que podem ser bons isolantes, isso depende da utilidade dada, a temperatura de trabalho, ao local de instalação entre outros. Podem-se utilizar como isolantes térmicos: lã de poliéster, produzida a partir de garrafas pet, lã de rocha, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, manta de fibra cerâmica, perlita expandida, vidro celular, poliestireno expandido, poliestireno extrudado, espuma de poliuretano, aglomerados de cortiça, etc.

Silicato de cálcio

Há ainda mais alguns isolamentos térmicos naturais, que são feitos à base de materiais naturais que, além de ter boas características de alta resistência térmica, não são tóxicos. Tais como: lã de ovelha, o cânhamo e o papel que serve como isolante térmico natural ou ecológico e tem a vantagem de contar com mais aplicativos ao ter que ficar com máquinas especiais. O isolamento térmico natural à base de papel tem um benefício ecológico na reciclagem deste material. É usado especialmente jornal moído, após adicionar sais bórax. A sua capacidade isolante é similar à da madeira com a mesma eficiência com o frio como no calor.

Fibra de cerâmica

Os isolantes térmicos são instalados em qualquer classe de buracos: tectos falsos, sótãos, câmaras, isolamento de trasdosados e laminados, divisórias de gesso, etc., em estruturas de madeira, os isolantes térmicos naturais mais usados são o cânhamo e a lã de ovelha. A cortiça é muito viável para locais com pouco espaço, uma vez que conta com a vantagem de ser muito fina e com um acabamento final atraente.

Como funciona os isolantes térmicos?

No calor os isolantes térmicos conseguem manter muitíssimo fresca uma casa, já que têm a propriedade de “reter” o frescor da manhã por um ciclo de 12 horas. O ar frio do lado de fora entra e o ar quente do interior sai. Já no inverno os isolantes térmicos mantêm o funcionamento orgânico e cíclico explicado antes. Ou seja, equilibra as pontas de calor e frio, mantendo uma temperatura confortável e mais ou menos constante durante todo o dia.

Lã de rocha

Devido a cada material ter a sua própria eficácia e poder envolver pormenores específicos que os podem tornar mais vantajosos ou menos vantajosos sob o ponto de vista ambiental e econômico, não existe o isolamento térmico perfeito, ou, em outras palavras, todo material ou estrutura constituída por alguma composição de materiais sempre conduz algum calor.

Fonte: Materiais isolantes térmicos, passo a passo!;

Isolante térmico;

7 materiais isolantes para proteger a sua casa;

Funcionamento dos isolantes térmicos naturais;

Isolantes térmicos sintéticos e naturais; impacto ambiental;

Deixe aqui a sua opinião