ENGENHARIA QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL

Ao realizar uma construção, independente da finalidade, muitos materiais serão utilizados e para que pudéssemos usa-los, muitos profissionais (engenheiros químicos e químicos) analisaram cada propriedade e particularidade, assim como, identificaram um compósito bastante comum nos dias de hoje, o concreto. Nos dias hodiernos, vários estudos vêm sendo realizados nessa área para diminuir custos e aumentar a sustentabilidade.

Em obras civis, o concreto é o segundo material mais utilizado e a sua produção liberava muito CO2 para a atmosfera e, com estudos sobre novos aditivos químicos no concreto, foi possível reduzir a quantidade de água usada e diminuir, de forma considerada, a emissão do gás carbônico. Além disso, tornou a obra mais rápida, limpa e eficiente. Nesse segmento, existem cinco principais materiais:

  • Vergalhão, barras de aço que dão firmeza e segurança na estrutura;
  • Arame recozido, fixa as armaduras das ferragens de concreto. O nome recozido se origina do processo, que o torna flexível e facilita o manuseio;
  • Telas, de acordo com a ABNT, as telas podem ser produzidas em diversos formatos, dependendo da finalidade, podendo citar: lajes, pisos de escritório, calçadas e piscinas com até 1,20m, como exemplos;
  • Treliça, empregada na estrutura de lajes. O uso reduz o custo de mão de obra;
  • Tubos, utilizados no escoramento de vigas ou na condução de fluidos, tanto para transportar gás quanto água fria ou quente, é utilizado também como proteção de fios.

É possível sair e ver casas, salas comerciais, edifícios e condomínios sendo construídos, reformados ou já estão prontos para a venda e aluguel, e um fator que influencia na hora da escolha do imóvel, é a beleza dele. Porém, a construção civil também contribui para o impacto ambiental; o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) prevê que tintas, solventes e óleos, por exemplo, são resíduos perigosos proveniente da construção civil.

Essa é uma área que está ligada diretamente ao setor econômico do país e do mundo, portanto, quando há crises, além de ser um dos primeiros setores a passar por dificuldade, também terá um decréscimo elevado na questão financeira. Por isso, cada vez mais é necessário desenvolver pesquisas em materiais e métodos que reduzem os custos e ajudem na sustentabilidade do planeta.

REFERÊNCIAS

Inovações Químicas na Indústria Civil: Aperfeiçoamento do Cimento

Os principais materiais para construção civil 

O ecodesign como ferramenta de auxílio na gestão de resíduos de construção e demolição (RCD)