IMPACTO AMBIENTAL DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Os combustíveis fósseis são recursos naturais encontrados na natureza e existem três tipos principais: o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. O processo de formação é devido as plantas, animais e matéria viva, que ao morrer se decompõem, isto é, esses recursos possuem origem de matéria-prima a partir da decomposição de resíduos orgânicos, os quais levam milhões de anos para se degradar (e daí surge o nome fóssil). A economia é ligada diretamente a esses recursos, por isso a variância do preço do petróleo, pois existe uma previsão de escassez em poucas décadas.

O consumo de combustíveis fósseis acontece a partir das reações de combustão. Ao juntar o combustível com um comburente, acontecerá a liberação de calor ou a produção de energia. Esses, por sua vez, são bastante utilizados em processos do dia a dia, como, por exemplo, nos meios de transporte ou termoelétricas. Entre os vários produtos provenientes de tal reação encontram-se alguns gases nocivos ao meio ambiente que são liberados à atmosfera.

 

Abaixo estão listados os principais gases nocivos liberado para a atmosfera:

  • O dióxido de carbono, o principal responsável pelo aquecimento global;
  • O dióxido de enxofre (chuva ácida);
  • A poluição do ar causado pelos automóveis e usina de carvão podem impactar em problemas pulmonares em seres humanos, como a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão.

  • O translado dos combustíveis fósseis costumam por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérias consequências à vida aquática.

 

É possível verificar o quão importante os combustíveis fósseis são para geração de energia no mundo, entretanto, também são responsáveis por contribuir com alguns dos maiores impactos ambientais, como exemplo, o dióxido de carbono liberado durante a queima e na vida marinha.

Referências

Combustíveis fósseis e seus Impactos ambientais, sociais e geopolíticos

Combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?