OCTANAGEM DA GASOLINA

A gasolina é um combustível muito comum no cotidiano, sendo utilizada para a movimentação de veículos de passeio ou competição, equipamentos e geradores. A sua qualidade é determinada pela octanagem ou índice de resistência à detonação, sendo assim, quanto maior este número melhor é o desempenho do combustível.

O nome “octanagem” é proveniente da escala que se criou para medi-la, na qual se atribuiu ao isoctano o valor “100” de octanagem e o valor “0” foi atribuído ao heptano. Ambos os compostos estão presentes na gasolina, sendo o heptano o menos resistente à pressão com ponto de fusão igual a 98,4°C e o isoctano com ponto de fusão igual a 99,3°C.

Uma gasolina com índice 80 de octanagem se comporta como se fosse uma mistura de 80% de isoctano e 20% de heptano. Porém, isto não significa que a gasolina apresenta a mesma quantidade em porcentagem de isoctanos e heptanos, significa apenas que a gasolina se comporta como uma mistura destes hidrocarbonetos. Na Figura 1 são apresentadas as estruturas moleculares destes hidrocarbonetos.

Para determinação do índice de octanagem de uma gasolina, compara-se o funcionamento de um motor padrão de um cilindro trabalhando com gasolina e o funcionamento do mesmo motor trabalhando com uma mistura de heptano e isoctano.

Conhecendo um pouco sobre os motores de combustão interna (Ciclo Otto), é possível entender a importância do índice de octanagem. Na Figura 2 é apresentado um esquema de funcionamento de um motor à combustão de quatro tempos.

Observa-se que no 2° tempo o pistão sobe, comprimindo a mistura e elevando a temperatura da mesma. No 3° tempo ocorre a combustão da mistura pela ação da faísca empurrando o pistão para baixo.

A detonação da gasolina ocorre quando há combustão prematura devido às altas temperaturas e não pela centelha da vela, ou seja, o combustível se inflama durante o 2° tempo. Desse modo, ocorre a geração de uma onda de choque devido à detonação e outra devido à faísca, que se choca com a primeira gerando um ruído semelhante a uma batida de pino. Este choque de ondas é prejudicial, pois eleva muito a temperatura do motor e pode causar danos aos componentes.

A gasolina comum brasileira e a aditivada apresentam um índice de octanagem de 87,27% de álcool anidro e outros aditivos que aumentam a resistência à detonação. Segundo a regulamentação brasileira, para a gasolina ser considerada como Premium ela deverá apresentar no mínimo uma octanagem igual ou superior a 91 e menor proporção de álcool anidro, 25% em vez de 27% da gasolina comum e aditivada.

REFERÊNCIAS

Octanagem

Entenda o que significa alta octanagem e o efeito nos carros

Índice de Octanagem da Gasolina

Quais as diferenças entre gasolina comum, aditivada, premium e de alta octanagem?