FILTRAÇÃO POR MEMBRANAS

Nas operações industriais, principalmente nos processos químicos, com a finalidade de produzir compostos com determinadas especificações, é necessário separar, concentrar e purificar espécies presentes em diferentes correntes dos processos. Os processos de separação por membranas estão se destacando como alternativas promissoras, pois oferecem vantagens em relação ao consumo de energia e especificidade. Sendo assim, confira agora o nosso texto sobre Filtração por Membranas.

A filtração por membrana é uma tecnologia que utiliza membranas como barreira seletiva capaz de filtrar as partículas líquidas ou retenção de moléculas de tamanho e peso molecular maior que o diâmetro dos poros. O que diferencia as membranas de filtros convencionais é o seu alto poder de retenção devido à presença de poros de dimensões variadas. Estes poros servem para separar as partículas e também para fracionar moléculas de diferentes massas molares.

Tipos de membranas e suas características

– Microfiltração: separação cross-flow de baixa pressão de partículas coloidais e sólidos suspensos na água a ser tratada. A porosidade varia de 0,1 µm a 0,2 µm. Possui aplicações na fermentação industrial, clarificação de caldos e recuperação de biomassa.

– Ultrafiltração: utilizado em pressões acima de 10 bar. Seus poros são tão pequenos que são classificados por estimativa de retenção molecular média. Suas aplicações são no pré-tratamento da água do mar, desmineralização e tratamento de efluentes.

– Nanofiltração: ocorre difusão de certas soluções iônicas. A pressão da operação varia de 5 a 35 bar. O diâmetro dos poros das membranas é da ordem de 0,001 µm. Suas aplicações são na redução ou alteração da cor em indústrias alimentícias, tratamento de água/efluentes e desmineralização da água.

– Osmose reversa: ocorre através de uma membrana semipermeável que retém sal e componentes nocivos à saúde, passando apenas água purificada. Apresenta poros menores, permitindo a passagem apenas de micromoléculas. Suas aplicações são na produção de produtos químicos, água para utilização em caldeiras e dessalinização residencial/industrial.

Desta forma, é importante estar atento porque a eficiência de cada método de filtração por membrana depende do objetivo inicial e de que material você deseja obter.

REFERÊNCIA

Processo de separação por membrana

Métodos de filtração

Membranas

Meio filtrante